plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PATRIMÔNIO CULTURAL

Wanderley Andrade fará show comemorando o "Ritmo Brega"

O governador Helder Barbalho sancionou a lei que declara o “Ritmo Brega” integrante do Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Wanderley Andrade fará show comemorando o "Ritmo Brega" camera Nesta sexta-feira (17) o cantor Wanderley Andrade, o "Rei do Brega" vai se apresentar no Santo Gole em Marabá | Divulgação

O paraense tem um bom motivo para se orgulhar mais do ritmo que caracteriza o nosso estado. Na noite desta quarta-feira (15), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), sancionou a lei que declara o “Ritmo Brega” integrante do Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa (Alepa), no último dia 24 de agosto.

A comemoração vai ser em ritmo de Brega em Marabá. Nesta sexta-feira (17) o cantor Wanderley Andrade, o "Rei do Brega" vai se apresentar no Santo Gole localizado na orla de Marabá com um show especial, agora com um ingrediente a mais: o reconhecimento cultural do ritmo paraense.

Dono de hits como "A Conquista", "Traficante do Amor", "Ladrão de Coração", Mistérios da Mulher" entre outros clássicos, Wanderley Andrade fará um show eclético contando também com outros ritmos, cantando em inglês sucessos de cantores internacionais.

Grandeza musical

“Gostaria de começar saudando aqueles que fazem o brega, que transformaram esse ritmo na sua grandeza, e que hoje temos o privilégio e a honra de imortalizá-lo. Apesar de o que o imortaliza não é uma lei; o que o imortaliza é a grandeza em que todos vocês transformaram esse ritmo, que se confunde com a história do nosso Estado, que se confunde com cada um de nós" declarou o governador Helder Barbalho. "Quero dizer que estou muito feliz, particularmente. Vocês, artistas do brega, fazem parte da minha história”, destacou o governador.

História

O Brega nasceu ainda nos anos 70 em Belém, quando influenciados por misturas dos ritmos caribenhos como cumbia, zouk, entre outros, ouvidos naquela época por rádios de Ondas Médias que captavam os sinais das rádios da Guiana Francesa e do Caribe, músicos começaram a replicar, misturar e personalizar o ritmo.

Helder Barbalho chamou ao palco artistas e demais trabalhadores que consolidam suas carreiras com a música e a dança
📷 Helder Barbalho chamou ao palco artistas e demais trabalhadores que consolidam suas carreiras com a música e a dança |Alex Ribeiro/Ag. Pará

Acrescentando ainda as guitarras do rock, da música pop, da Jovem Guarda, dos Beatles, de Elvis Presley, Elton John, enfim, em uma grande mistura, o Brega foi se consolidando com letras românticas que permeavam a periferia dos anos 80 e 90 de Belém, tocando nas principais rádios da época como Rauland, Marajoara, Guajará e 99 FM.

No final dos anos 90, o Brega começou a se ramificar com o surgimento de letras que valorizaram as aparelhagens da capital e o surgimento de bandas e da música eletrônica feita em programas de computadores que consolidaram o movimento Calypso, o Melody, o Technobrega, o Techmelody e o Treme. Os Bailes da Saudade começaram a reviver os bregas antigos tocando os melhores sucessos.

Atualmente o Brega dos anos 80, 90 e 2000 voltou a tocar nas rádios, nos shows e nas lives de internet, com um novo nome, as Marcantes, que sempre estarão no coração e nos pés dos paraenses.

SERVIÇO

Show Wanderley Andrade em Marabá

Sexta, dia 17 de setembro

Santo Gole (orla da Marabá Pioneira)

Informações: 9136-5244

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias