
O "Circolando pela Amazônia", um projeto cultural gratuito que visa democratizar o acesso à arte circense, chega a Parauapebas. A iniciativa, que já passou por Belém em julho, oferecerá oficinas e apresentações do espetáculo “O Mundo Colorido do Circo Brasileiro” para a comunidade. Após a passagem pela cidade, o projeto seguirá para São Luís, no Maranhão.
Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto busca não apenas levar o entretenimento do circo, mas também capacitar a população local. Uma Escola Itinerante de Circo será instalada na cidade para crianças e jovens, com o objetivo de ensinar as técnicas da arte milenar.
Oficinas e inclusão social
Em Parauapebas, os participantes terão a chance de aprender diretamente com artistas experientes. As oficinas, totalmente gratuitas, vão desde o malabarismo e acrobacias até técnicas de contorcionismo e esquetes de palhaços.
Veja também:
- Domingo vai ter eclipse da lua e será o mais longo do ano, veja!
- Prefeitura de Canaã dos Carajás abre processo seletivo
- Google escapará de vender Chrome, mas terá novas obrigações
O projeto estabeleceu parcerias com instituições sociais para priorizar a inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade, como mulheres, pessoas negras, povos indígenas, comunidades tradicionais, pessoas do segmento LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
"O Mundo Colorido do Circo Brasileiro"
Além das oficinas, a população de Parauapebas poderá assistir gratuitamente ao espetáculo “O Mundo Colorido do Circo Brasileiro”. Dirigido pelo palhaço Tchesco Villares, o show reúne artistas nacionais e internacionais, com passagens por circos renomados como o Ringling Brothers Circus (EUA) e o Blackpool Tower Circus (Inglaterra).

Villares descreve o projeto como uma porta de acesso à arte, destacando que o espetáculo conta com a participação do público e apresenta uma variedade de números, incluindo equilibrismo, mágica e tecido aéreo.
Alunos no picadeiro
O diretor também adiantou que os alunos das oficinas terão a oportunidade de participar do espetáculo de encerramento, apresentando-se ao lado do elenco profissional. Tchesco Villares enfatizou que a participação promove não apenas o aprendizado de técnicas, mas também o desenvolvimento de interação em grupo, atividade física e expressão corporal.
O "Circolando pela Amazônia" é uma realização da AS Monteiro - Consultoria e Projetos Especiais e do Ministério da Cultura, e busca a preservação e divulgação da arte circense, além de gerar emprego e renda para os profissionais do setor. Esta é a primeira edição do projeto, que já passou por Belém e Canaã dos Carajás.
Veja a programação de OFICINAS em Parauapebas:
Cronograma:
CEDERE I
OFICINAS: DAS 14:30 AS 16:30
Local das oficinas:
Associação de moradores do CEDERE I
ESPETÁCULO:
06/09 ESCOLA ANTONIO VILHENA
07/09 PRACINHA DO CEDERE I
Horário 19hrs.
Obs: os alunos das rotas(vs) não irão participar do espetáculo de encerramento por não ter transporte escolar no final de semana. Serão certificados na sexta feira no horário da oficina.
VILA DE PALMARES II
ESPETÁCULO
“O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO”
Datas: 09 e 14 de Setembro
Local: Escola Crescendo na Prática
Horário: a definir
Oficinas: 11 e 12/09
Horário: a definir
Obs: no dia 14 a escola chama a comunidade para assistir o espetáculo
ACAMPAMENTO - MST
ESPETÁCULO
“O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO”
Datas: 08 e 13 de Setembro
Local: Assentamento do MST
Horário: 19 horas
Oficinas: 9 e 10/09
Horário: a definir
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar