Nos próximos dias 11, 12 e 13 de agosto, começa o 2º Marabá Festival Jazz, no Carajás Centro de Convenções, em Marabá, sudeste estadual. Além de democratizar o acesso à arte e fortalecer a música instrumental brasileira na região amazônica, o festival tem como objetivo enfatizar a ancestralidade e a rica influência africana, como marcas centrais do Jazz Brasileiro. O evento será gratuito.
O governo do Pará, apoia o Festival Jazz para que a música instrumental chegue a um público ainda mais amplo e diverso, sem custos. Para o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, ao valorizar a música instrumental produzida no Brasil, sem deixar de dar destaque às produções locais, a proposta do festival segue alinhada com as prioridades do governo do Estado para a cultura.
+ Marabá Jazz Festival 2023 chega à segunda edição em agosto
“Entendemos que a música instrumental é fundamental não só para aprimorar conhecimentos, para ouvir música de qualidade, mas culturalmente é importante para a sociedade. O Marabá Jazz Festival tem um papel muito importante na construção da consolidação de uma interpretação musical de qualidade por parte da nossa sociedade, especialmente da juventude”, considera.
“Na condição de secretário regional de governo, entendi que o Estado não poderia ficar ausente desse projeto. Levamos a demanda e o Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e da própria Governadoria do Estado, evidentemente entendeu que a nossa solicitação é importante para o projeto das prioridades culturais do Governo do Pará, do Governador Helder Barbalho”, destaca.
Além da gratuidade na utilização do espaço durante os três dias de programação, haverá também gratuidade para o estacionamento do Centro de Convenções.
Um dos organizadores do Marabá Jazz Festival, Jackson Gouveia, reforça que a parceria do Governo do Estado com a pauta do Centro de Convenções para a realização da segunda edição do Marabá Jazz Festival é resultado efetivo da articulação e interlocução do secretário regional de Governo, João Chamon, com a sede do Governo, em Belém.
+ Vídeo: Jojo Todynho volta atrás e faz cirurgia bariátrica
“Este importante apoio cultural do governo do estado potencializa ainda mais a dimensão e o alcance do Marabá Jazz. Vamos ocupar os principais equipamentos internos de um dos maiores centros de eventos da região Norte”, sublinha Jackson Gouveia.
O evento também acontece com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Atrações
A programação contará com a participação de 57 artistas, entre 9 bandas, incluindo Bruno Fernandes Quarteto, a pianista Iara Gomes, o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, o trombonista Joabe Reis, o guitarrista Nuno Mindelis, o baixista Celso Pixinga, o violinista Dauro Remor, a saxofonista Suka Figueiredo e bandolinista Nilze Carvalho.
Acessibilidade
O Marabá Jazz Festival também reservou 100 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e acompanhantes. Uma área especial será destinada para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção. O local do festival conta, ainda, com rampas de acesso e banheiro adaptado.
+ Governo lança novo PAC com investimentos de R$ 240 bilhões
Para atender às necessidades das pessoas com deficiência auditiva e visual, terá intérprete de Libras e fones de ouvido com audiodescrição. Ao gerar o voucher na plataforma Sympla, é fundamental que os participantes informem se necessitam de acesso à área exclusiva para pessoas com deficiência.
Confira a programação do festival:
Sexta, 11 de agosto de 2023
20h, Teatro do Centro de Convenções de Marabá, Shows de Bruno Fernandes, Iara Gomes, Arismar do Espírito Santo
Sábado, 12 de agosto de 2023:
10h às 12h, Mercadão do Som - Pearl Masterclasse de bateria com Tiago Belém e Igor Bernardo
20h à 00h, Teatro do Centro de Convenções de Marabá – Shows de Joabe Reis, Nuno Mindelis e Celso Pixinga
Domingo, 13 de agosto de 2023:
10h às 12h, Mercadão do Som - Masterclasse de Contrabaixo com Celso Pixinga
18h, Teatro do Centro de Convenções de Marabá - Shows de Dauro Remor, Suka Figueiredo, Nilze Carvalho
Para participar, é preciso apenas retirar o ingresso no Sympla
Para retirar o seu ingresso, siga os passos abaixo:
2.Efetue seu cadastro ou login no Sympla.
3.Selecione o ingresso gratuito para o Marabá Jazz Festival.
4.Receba a confirmação por e-mail e pronto!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar