Conforme anunciado por Paul MacCartney e amplamente divulgada, foi lançada nesta quinta-feira (2), a última canção efetiva dos Beatles. Trata-se da balada “Now and Then”, que foi feita utilizando a voz de John Lennon, morto em dezembro de 1980 por um fã quando este chegava em sua casa. A música original estava gravada em uma fita cassete apenas com a voz e violão de John.
A fita foi entregue pela viúva de John, Yoko Ono, a Paul Paul MacCartney, que junto com o beatle ainda vivo, Ringo Starr e o cineasta Peter Jackson, utilizaram a Inteligência Artificial (IA), para “limpar” e deixar “cristalina” a voz de John.
“Now And Then” foi descoberta em uma fita cassete gravada por John Lennon pouco antes de sua morte, em 1980. Ela foi doada pela viúva de Lennon, Yoko Ono, a McCartney que a retrabalhou com os membros remanescentes da banda em 1995, mas acabou sendo descartada da série Anthology por problemas técnicos.
Veja também:
- Record causa debate com proibições para jornalistas mulheres
- Aeronáutica abre processo seletivo com mais de 500 vagas
- Apresentadora da Globo denuncia ex por violência doméstica
Naquele ano, uma música nova também havia sido lançada, “Free As A Bird”, contando com a voz de John, recuperada com a tecnologia daquela época.
Ouça a música lançada em 1995 abaixo:
Somente agora, em 2023, com a ajuda de softwares com tecnologia da inteligência artificial é que o áudio foi resgatado para que pudesse ser compartilhado com os fãs nas plataformas digitais.
A revelação da recuperação desse antigo áudio com o auxílio da IA foi feita em junho deste ano por Paul McCartney, que explicou que a nova tecnologia possibilitou resgatar de forma clara a voz de Lennon da gravação para a produção do “último single”.
Ouça a nova música, “Now and Then”, abaixo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar