Aconteceu neste último final de semana o Meeting Cearense de Paranatação. Realizado na piscina do Clube do Náutico, a competição durou por todo o final de semana e contou com a inscrição de mais de 132 atletas. Um dos destaques da competição foi a atleta paralímpica marabaense Elisa Vitória Lopes Lima, de 13 anos.
A paranatação é a natação adaptada para atletas com deficiência. As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. As baterias são separadas de acordo com o grau e o tipo de deficiência. No Brasil, a modalidade é administrada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O CFO possui a modalidade ofertada em parceria com a Associação Cearense do Esporte Adaptado (ACEA).
Elisa conquistou nada menos do que sete medalhas de ouro, nas Classes - S3, Sb2, Sm3, nas provas de 50 metros peito, 50 metros costa e 50 metros livre, recebendo a medalha de ouro nas sete provas. Em março de 2023, Elisa Vitória já havia vencido cinco disputas no Campeonato Cearense de Paranatação – II Troféu Edvaldo Prado, e trouxe para Marabá cinco medalhas de ouro e uma de prata.
Veja também:
- Placar do Jogo faz mais um ganhador nas rádios do grupo RBA
- Vídeo: vagões do trem da Estrada de Ferro Carajás pegam fogo
- Marabá recebe exposições e oficinas do Hacklab Volante 2023
Ela é estudante do 7º ano na escola Escola Josineide da Silva Tavares e participante do Projeto Marabá Paralímpico.
No mês de julho Elisa participou, junto com outro atleta, do Camping Escolar 2023 organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizado em São Paulo. Os atletas Elisa Vitória Lopes Lima, 13 anos e Luís Fernando Pereira Moraes, 15 anos, foram selecionados pelo CPB, a partir de seus resultados nas Paralimpíadas Escolares de 2022, também realizadas em São Paulo.
As conquistas da atleta foram mencionadas no retorno dela para Marabá, quando o comandante do vôo em que ela estava, usou o microfone para salientar os feitos, para todos os passageiros ouvirem. “Temos a bordo, uma verdadeira multi-campeã, uma atleta paralímpica de natação. Parabéns Elisa Vitória, você está com sete medalhas de ouro agora, mas já descobri que você tem muitas outras medalhas de ouro”, disse o comandante. “Você é demais, os nossos parabéns”, destacou.
Veja o momento em que o comandante do voo de retorno para Marabá, deu as saudações para Elisa Vitória:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar