Uma jovem atleta marabaense vai representar o Brasil em uma das maiores competições internacional de Jiu-jitsu infanto-juvenil. Trata-se do “Pan Kids Jiu-jitsu IBJJF Championship” que vai acontecer de 26 a 28 de julho de 2024 em Kissimmee, na Flórida. A atleta que vai participar deste evento é a paraense Giovana Guedes, de 15 anos.
A passagem para os Estados Unidos será arcada pela Secretaria de Esportes do Estado do Pará, Seel, e o próprio governador Helder Barbalho, gravou um vídeo com e a jovem atleta, garantindo a ida para a Flórida.
Veja abaixo:
Giovana é aluna da Escola Militar Rio-Tocantins, em Marabá, escola que tem parceria com a prefeitura local e a Polícia Militar do Pará. Ela começou a treinar aos quatro anos, influenciada por uma prima que praticava o esporte. Ela foi em uma aula experimental e acabou gostando. De lá para cá, passaram-se 10 anos e Giovana já está na 11ª faixa, a verde. “O Jiu-Jítsu significa muita coisa. É uma terapia, é família, é saúde, é amor. Ele me ensinou muitas coisas, muita dedicação e disciplina”, ressalta.
Veja também:
- Jogador do Águia é preso por não pagar pensão alimentícia
- Veja quem foram os melhores no ciclismo do sul do Pará!
- Águia x São Paulo vão se enfrentar no Mangueirão, no dia 2
Ela, alunos e instrutores da Academia Avante, os professores Reginaldo Borcem e Wellington Costa, da qual Giovana faz parte, estiveram na Rádio Clube FM 100,7 Mhz em Marabá para falar da expectativa do evento na manhã desta quinta-feira (25).
Ao longo da carreira, ela se tornou Bicampeã Sul-americana IBJJF 2022/2023, Campeã Brasileira da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ) e Campeã Brasileira da Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro (AJP), tendo mais de 50 medalhas adquiridas.
Em novembro do ano passado, ela participou do Abu Dhabi World Pro, na capital dos Emirados Árabes. Já em dezembro do Campeonato Europeu da IBJJF, na Irlanda. Fora o circuito internacional, ela ainda teve participação em campeonatos em Imperatriz, Araguaína e Belém.
Reginaldo Coelho é o professor de Jiu-Jítsu de Giovana Guedes, desde o início por meio da Academia Avante. Ele conta que é gratificante poder acompanhar a jornada da atleta e as conquistas. Ele ainda comenta sobre a importância do apoio da Semel para a modalidade.
“É um sonho realizado ter essa atleta tanto do Pará, como da nossa cidade de Marabá, número 1 do mundo no ranking da IBJJF. As parcerias são fundamentais porque não adianta ter o treinador, ter o talento e não ter como você chegar. Então, a Semel, junto com o Colégio Militar são peças fundamentais para ela conseguir chegar e conquistar esses títulos nesses campeonatos”, declara.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar