O aguardado concurso para a carreira de diplomata deu um passo decisivo nesta semana. De acordo com o projeto básico da seleção divulgado nesta segunda-feira (26), o edital do Instituto Rio Branco (IRBr) deve ser publicado oficialmente na primeira quinzena de fevereiro de 2026.
A banca organizadora já está definida: o Cebraspe foi escolhido por meio de dispensa de licitação. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas para o cargo, que exige nível superior completo em qualquer área de formação. A remuneração inicial é um dos grandes atrativos, fixada em R$ 22.558,56.
Veja também
- Sefa apreende carga de uísque avaliada em mais de R$ 1 milhão
- Homem é executado com 10 tiros durante aniversário de criança
- Marabá oferta mais de 180 vagas de emprego nesta terça
Cronograma e Provas
Embora o edital ainda não tenha sido publicado, o cronograma preliminar indica que as primeiras etapas ocorrerão em abril:
• 1ª Fase (Objetiva): Prevista para a primeira quinzena de abril.
• 2ª Fase (Escrita): Prevista para a segunda quinzena de abril.
• Resultado Final: Homologação prevista para junho de 2026.
As provas da primeira fase serão aplicadas em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, abrangendo disciplinas como Língua Portuguesa, História (do Brasil e Mundial), Geografia, Política Internacional, Inglês, Economia e Direito.
Preparação
A segunda fase exigirá um nível mais profundo de conhecimento, com provas escritas que incluem, além das matérias da primeira etapa, avaliações de Língua Espanhola e Língua Francesa.
A carreira diplomática é uma das mais prestigiadas do serviço público federal, sendo responsável por representar o Brasil e seus interesses em missões no exterior e em organismos internacionais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar