Ficar com o nome sujo na praça é um grande problema que mais de 65 milhões de pessoas no país passam atualmente. Um dos grandes problemas de se ter o nome sujo é a extrema dificuldade para conseguir um cartão de crédito, financiamento de um automóvel ou de um imóvel, assim como qualquer outra solicitação de dinheiro.
Contudo, se você se encontra com o nome sujo, em algum momento já ouviu falar ou já se perguntou se a dívida realmente caduca após 5 anos. Hoje estamos aqui para responder as principais dúvidas quanto ao tema.
O nome fica limpo após 5 anos?
Sim! Depois de 5 anos o seu nome pode ficar limpo novamente, pois a dívida que negativou o seu nome caduca. Isso significa que você não poderá mais ser negativado pela mesma dívida e seu nome será removido dos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa.
Além disso, o cobrador da dívida ainda perderá o direito de exigir que tal cobrança seja feita na justiça ou ainda de protestar a dívida em um cartório. Mas vale lembrar que a cobrança ainda poderá ser feita pelo cobrador, a dívida só não será mais motivo de negativação do nome.
Também é importante verificar as datas de suas dívidas, por exemplo, se você tem uma dívida há 4 anos, ela deverá caducar no seu 5º ano. Contudo, ao contrair uma nova dívida, essa nova dívida tem o período de 5 anos para caducar e seu nome continuará sujo mesmo que a primeira dívida tenha caducado.
O que acontece com a dívida
Assim que a dívida venha a caducar, isso não significa que a dívida deixa de existir, como dito anteriormente ela ainda pode ser cobrada, ou seja, a dívida só não poderá mais ser objetivo de negativação no cadastro de proteção ao crédito.
Assim, quando a dívida sai dos órgãos de proteção ao crédito, ela fica armazenada em um banco de dados ligado ao Banco Central. Logo, ela ainda poderá ser consultada pelas empresas que tenham interesse em saber mais sobre o seu histórico financeiro, e dependendo da situação, dificultar a obtenção de crédito.
Como consultar?
Para saber se o seu nome está sujo você deve consultar o seu CPF. Atualmente, os sistemas de crédito disponibilizam pesquisas online em seus bancos de dados, geralmente gratuitas, quando se quer ter informações sobre o próprio CPF. Na pesquisa, são disponibilizadas as dívidas eventualmente registradas para o consumidor e seu score.
Veja também:
Auxílio: como receber R$ 300 do Auxílio Criança Cidadã?
Veja quem poderá receber complemento de R$ 200 por mês
Pelo Serasa, basta acessar: https://www.serasa.com.br/consultar-meu-cpf/, ao abrir a tela, basta clicar em “consulte agora o seu CPF”. Será necessário primeiro criar uma conta, preenchendo dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail. Você também pode vincular a uma conta do Google.
Depois de preencher, basta ler e clicar em “li e aceito os termos”, e seguir as próximas instruções.
Já no SPC Brasil, você deve acessar: https://loja.spcbrasil.org.br/, ir no item “pessoa física” e em seguida “consulta de CPF”. Mas atenção, neste banco o serviço de busca por CPF é pago.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar