Comprar um carro novo é o sonho de muitas pessoas. Afinal, você terá uma série de vantagens, como o conforto. Agora, entre os benefícios que existem para aqueles que são Microempreendedores Individuais (MEI) está a possibilidade de adquirir um carro 0km com desconto entre 2,5% e 30%, graças à isenção do ICMS pela venda direta do veículo.
Mesmo não estando restrito a veículos de uso comercial, esse abatimento não é fixo, podendo variar de acordo com cada fabricante do automóvel, além de levar em consideração o modelo escolhido e quantidade de carros que serão comprados nesse processo.
Desse modo, aqueles que forem utilizar o seu CNPJ MEI para a compra de um carro novo devem apresentar seus documentos pessoais e outros que comprovem a condição de empresário, como o Certificado de Microempreendedor Individual acompanhado do cartão CNPJ. No entanto, a compra de veículo como MEI possui algumas desvantagens, ou seja, pontos negativos.
Um deles é o prazo de entrega que pode chegar a até dois meses, podendo haver regras diferenciadas em relação à garantia, como o limite de quilometragem, por exemplo. Outra desvantagem de fazer a compra como MEI é o fato de que um carro que é comprado com CNPJ deve manter seu registro por no mínimo um ano, dessa forma, impedindo que você possa fazer a venda antes desse prazo, caso queira.
Veja também:
Concurso INSS 2022 tem mil vagas com ganhos de R$5.186,79
Números de contaminados e mortos por Covid voltam a subir
Todavia, ao levar em consideração somente a questão dos juros, comprar um veículo como MEI pode ser bastante vantajoso. Destarte, vale a pena conferir se realmente compensa fazer essa aquisição como um Microempreendedor Individual. No entanto, no final das contas, é você quem deve decidir se a proposta vale ou não a pena.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar