plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MOTIVO FÚTIL

Morte de Dom e Bruno foi motivada por fotografia, conclui MP

Motivação foi considerada "fútil" na conclusão do MPF

Imagem ilustrativa da notícia Morte de Dom e Bruno foi motivada por fotografia, conclui MP camera Assassinatos motivaram protestos com pedido de justiça em todo o País | Luciola Villela/AFP

O assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista na Amazônia, em junho, foi motivado por uma fotografia da embarcação de seus assassinos confessos, afirmou o Ministério Público Federal (MPF) nesta sexta-feira (22).

"O que motivou os assassinatos foi o fato de Bruno ter pedido para Dom fotografar o barco dos acusados, o que é classificado pelo MPF como motivo fútil e pode agravar a pena", indicou o órgão em nota.

Dom e Bruno foram assassinados em 5 de junho
📷 Dom e Bruno foram assassinados em 5 de junho |Reprodução

A promotoria apresentou na quinta-feira (21) denúncia contra Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, que confessaram o assassinato, e contra Oseney da Costa de Oliveira, irmão de Amarildo e suspeito de participação no crime. O trio foi acusado por duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver em um tribunal de Tabatinga, no Amazonas.

"Bruno foi morto com três tiros, sendo um deles pelas costas, sem qualquer possibilidade de defesa, o que também qualifica o crime. Já Dom foi assassinado apenas por estar com Bruno, de modo a assegurar a impunidade pelo crime anterior", afirmou o MPF.

Assassinatos na Amazônia

O duplo homicídio ocorreu em 5 de junho, quando Phillips, de 57 anos, e Pereira, de 41, retornavam de uma expedição no Vale do Javari, no Amazonas, considerado perigoso pela presença de traficantes de drogas e outros criminosos.

Desde que o crime foi cometido, a polícia aponta como principal hipótese a pesca ilegal em terras protegidas, atividade que Pereira combatia.

O Ministério Público afirmou nesta sexta que há "registros de desentendimentos" entre Pereira e Amarildo, conhecido como Pelado, que estaria ligado a esta prática em território indígena.

Veja também:

Veja quando cai a 1ª parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil

Mulher mantida em hospital está 'apodrecendo', diz polícia

Vítimas

Especialista em povos ancestrais e funcionário durante muitos anos da Funai, Pereira estava desenvolvendo um projeto para ajudar indígenas locais a denunciar a invasão de suas terras e havia recebido ameaças de morte por este trabalho.

Phillips vivia no Brasil há 15 anos e colaborava regularmente com o jornal britânico The Guardian. Ele viajava pelo Vale do Javari, guiado por Pereira, e coletava informações para seu livro sobre conservação ambiental.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias