O Desafio Liga Jovem, é uma competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia na escola. Estudantes do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio podem participar da disputa, que irá premiar seis equipes vencedoras com uma viagem internacional em 2023, para um centro de inovação.
A iniciativa do Sebrae conta com a parceria do Instituto Ideias de Futuro e terá uma agenda de oficinas específicas gratuitas para ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todo o país. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet até o dia 7 de outubro.
Como participar?
Os estudantes matriculados em escolas públicas, privadas, ONG, coletivos e demais instituições, devem montar grupo de 2 a 5 pessoas, acompanhado de um professor ou tutor responsável e maior de 18 anos. Durante a competição, as equipes inscritas vão participar de missões online e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria com conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e empreendedorismo com tecnologia.
Ao fim, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do curso. A ideia é que essa formação apoie a criação da solução para resolver um problema da escola ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.
A primeira etapa será realizada de 7 a 9 de outubro na Virada Empreendedora, que será um evento online. Durante três dias, os grupos vão participar de atividades compostas por palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiar os participantes na criação e no desenvolvimento da sua solução, bem como na elaboração do vídeo-pitch do seu projeto.
Entre os dias 10 e 14 de outubro serão realizadas sessões de mentorias online para tirar dúvidas e receber dicas sobre o desenvolvimento do projeto e do vídeo-pitch, que deverá ser entregue na plataforma do programa até 16 de outubro. As avaliações dos projetos ocorrem entre os dias 17 e 30 do mesmo mês.
Semifinal e final
A semifinal e final ocorrerá na Campus Party, na capital paulista. Serão selecionados até 600 semifinalistas (500 estudantes e 100 professores) ou 100 grupos para apresentar os projetos presencialmente na final, incluindo uma missão com visitas coordenadas aos principais centros de inovação de São Paulo, no período de 11 a 15 de novembro, com as despesas pagas pela organização da competição.
Veja também:
Veja quantas vagas do INSS estão disponíveis no Pará
STF forma maioria para suspender piso salarial da enfermagem
Premiação
Às seis equipes vencedoras do desafio receberão uma viagem internacional para um centro de inovação, com duração de até 10 dias e com as seguintes despesas cobertas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar