A Caixa Econômica Federal e outros 11 bancos estão autorizados a realizarem empréstimo consignado aos contemplados com o Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A operação permite que os cidadãos tenham descontado direto na fonte pagadora dos benefícios sociais as parcelas de empréstimos contratados junto a instituições financeiras habilitadas pelo Ministério da Cidadania.
Os descontos são realizados automaticamente do valor mensal do benefício durante o prazo contratado. Os bancos calculam que esse modelo de empréstimo tem menos riscos de inadimplência, o que faz com que os juros tendam a ser mais baixos.
A iniciativa faz parte do Programa Renda e Oportunidade, lançado pelo Governo Federal para alavancar a retomada do emprego e da economia do país.
Desde esta segunda-feira (10), os beneficiários do Auxílio Brasil, assim como os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), já podem contratar o empréstimo consignado.
A novidade anunciada ainda no mês de agosto começou a valer a partir desta segunda-feira, onde, já é possível realizar a contratação do crédito consignado.
No total já são 12 instituições financeiras que já estão liberando o consignado para os inscritos do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada.
Veja também:
Caixa começa a pagar parcela de outubro do Auxílio Brasil
Prazo para atualizar Cadastro Único vai até sexta-feira (14)
Hospital Regional de Marabá está com vagas abertas. Veja!
A partir desta segunda, todos estes bancos listados logo abaixo estão autorizados pelo Banco Central e Governo Federal a realizar o consignado para inscritos do Auxílio Brasil e BPC, confira:
Agibank;
Banco Daycoval;
Banco Pan;
Banco Safra;
Caixa Econômica Federal;
Crefisa;
Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
Facta Financeira;
Pintos S/A Créditos;
QI Sociedade de Crédito Direto;
Valor Sociedade de Crédito Direto;
Zema Crédito.
Critérios da contratação do consignado
O consignado do Auxílio Brasil terá algumas regras específicas que vão desde o parcelamento do crédito que poderá ser feito em até 24 meses, assim como a margem de consignado.
No caso da margem de crédito consignado, os beneficiários poderão utilizar até 40% do valor que recebem do Auxílio Brasil para a contratação do empréstimo, confira os critérios:
Parcelamento do crédito em até 24 parcelas mensais;
Taxa de juros do consignado máximo de até 3,5% ao mês;
Desconto ocorrerá todos os meses até a quitação do contrato.
Algumas considerações importantes com relação aos bancos:
Os bancos estão obrigados a informar a taxa de juros aplicadas no seu contrato de empréstimo;
Os bancos estão proibidos de cobrarem Taxas de Abertura de Crédito ou qualquer taxa administrativa;
Os bancos estão proibidos de oferecerem um prazo de carência para o pagamento das parcelas.
Vale lembrar que a contratação do consignado para o Auxílio Brasil deverá ser feita exclusivamente pelo responsável do grupo familiar, o mesmo responsável pela inscrição no CadÚnico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar