O PIS é o Programa de Integração Social que concede ao trabalhador o direito de receber pagamentos que são provenientes do direito trabalhista. De forma direta, cada trabalhador formal possui uma espécie de número que é único, podendo visualizar suas informações diretamente da plataforma do Governo Federal.
É importante para o trabalhador estar sempre em contato com o PIS, pois ele poderá ser solicitado em diferentes casos: seguro-desemprego, abono salarial, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e outros benefícios básicos que o funcionário pode ter acesso pelo programa.
O PIS foi criado pela Lei Complementar n° 7/1970 para um amplo desenvolvimento dos direitos trabalhistas. Para o trabalhador que não sabe o número do PIS e não sabe como encontrá-lo, vale ressaltar que é totalmente possível descobrir somente pelo CPF.
Número do PIS
O funcionário recebe o PIS ao ser contratado pela primeira vez por uma empresa privada. Esse número ficará como identificação do trabalhador no mercado de trabalho, acompanhando-o desde o primeiro emprego até o último. Por meio do PIS, a empresa consegue conceder ao trabalhador todos os benefícios a que ele tem direito, cumprindo com todas as obrigações para reservar benefícios futuros.
LEIA TAMBÉM:
Abono salarial: veja quem tem direito e quando será pago
Caixa libera saque extra do PIS e você pode estar incluso!
O PIS, para muitos, é conhecido como NIS, que realmente é utilizado para o mesmo fim, pois ambos são sequências numéricas de identificação social.
Pesquisando o número do PIS
O número do PIS poderá ser encontrado de diversas formas: nos extratos do FGTS, no Cartão Cidadão, na Carteira de Trabalho e nos contratos que foram assinados por meio da Carteira de Trabalho Digital.
O PIS poderá ser consultado por meio de ligação telefônica, através do número da Previdência Social (135) ou da Caixa Econômica Federal (0800 726 0207).
Para encontrar o número do PIS, a busca pode ser on-line nestas plataformas: Aplicativo Caixa Trabalhador; Aplicativo Carteira de Trabalho Digital; Aplicativo FGTS; site da Caixa Econômica Federal; site do CNIS e site do Meu INSS.
Os aplicativos estão disponíveis para dispositivos Android e iOS, podendo ser encontrados na galeria do sistema para realizar o download.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar