Você costuma sentir um forte e constante desejo por doces, chocolates, bolos e afins? Cuidado! Esse hábito alimentar pode ser um sinal precoce de demência.
Isso acontece porque, ao atingir os lobos temporal e frontal do cérebro, a demência pode começar a dar determinados sinais, é o caso do desejo excesso por alguns tipos de alimento, como os doces.
Desejo excessivo por doces pode ser sinal precoce de demência
Existe uma explicação para o aumento significativo do desejo de consumir doces quando atingido pela doença. Segundo a Associação do Alzheimer (Alzheimer’s Association), quando a demência está presente na vida da pessoa, as papilas gustativas podem diminuir.
Além disso, estudos sobre o assunto apontam que o nível de insulina produzida pelo cérebro cai, aumentam o nível de desejo por este tipo de alimento.
LEIA TAMBÉM:
+ Afinal, chocolate faz bem ou mal à saúde? Confira aqui!
+ 4 cortes melhores que picanha para seu próximo churrasco
No entanto, isso pode ser bastante preocupante. O excesso de consumo de doces e chocolates acabam resultando em ganho de peso, além de não facilitar na criação de hábitos alimentares mais saudáveis. Com o avanço da doença, a situação pode tornar-se cada vez mais preocupante.
E a diabete?
A diabete é uma doença crônica que afeta como o corpo metaboliza a glicose, um tipo de açúcar que é a principal fonte de energia para as células.
A glicose é produzida a partir dos alimentos que ingerimos e é transportada pelo sangue até as células, onde é usada ou armazenada. Para que a glicose possa entrar nas células, é preciso que o hormônio insulina esteja presente, que é produzida pelo pâncreas, um órgão localizado atrás do estômago.
Diversos estudos recentes apontam que pode existir uma ligação entre a demência e a diabete, principalmente no caso da diabete tipo 2.
Segundo a revista Science, ingerir açúcar em excesso pode ser prejudicial para a saúde de diversas formas, inclusive prejudicando a função cognitiva e causando danos aos neurônios.
Estudiosos do assunto afirmam ainda que, conforme as estimativas, aqueles que possuem diabete estão mais propensos a desenvolver demência.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar