plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PRA VOCÊ SER FEDERAL!

Governo autoriza novos concursos e vagas chegam a 8 mil

Novas autorizações para concursos públicos foram anunciadas pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck

Imagem ilustrativa da notícia Governo autoriza novos concursos e vagas chegam a 8 mil camera Oportunidades para o Banco Central também estão na lista divulgada nesta terça (17) | Reprodução

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta terça-feira (18), que serão abertos concursos para mais 2.480 cargos efetivos no governo federal. Com as novas vagas, somadas àquelas já autorizadas este ano, são ao todo 8.360 abertas somente em 2023.

O impacto orçamentário anual das novas vagas deve ser de R$ 546 milhões.

O novo pacote de autorizações contempla os seguintes órgãos: ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil, ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica, ANS- Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANTAQ- Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTT-Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, BACEN-Banco Central do Brasil, CVM-Comissão de Valores Mobiliários, IBGE Instituto Brasilero de Geografia e Estatística, IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, MDIC-Minister io do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, MF-Ministério da Fazenda (AFFC), MGI Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (ATPS), MGI-Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (EP PG), MISP-Ministério da Justiça e Segurança Pública e MPO-Ministero do Planeamento e Orçamento (APO).

“De fato, é o maior anúncio em muitos anos. É fruto um pouco desse represamento”, disse Dweck em coletiva de imprensa. Segundo ela, nos governos petistas Lula e Dilma, havia frequência anual maior de realização de concursos públicos.

Tais órgãos e carreiras são considerados prioritários para a reposição de pessoal, mas não foram contemplados nas primeiras autorizações de concursos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja também:

Aprovado o Plano de Manejo do Parque Serra das Andorinhas

Ex-galã de Malhação, desabafa após ser xingado por aparência

Exército segue com inscrições abertas para quase 200 vagas

A própria ministra Esther Dweck, responsável por autorizar os concursos federais no atual governo, informou recentemente sobre a cobrança do presidente Lula para novos concursos do Ibama e de analista de políticas sociais.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck fez o anúncio nesta terça (18)
📷 A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck fez o anúncio nesta terça (18) |Reprodução

Além do aval para novos concursos e preenchimento de vagas, por meio de convocação e processos seletivos, a ministra também anunciou a transformação de cargos na Administração Federal.

Nomeações

Durante a coletiva, a ministra Esther Dweck também destacou a autorização para provimento de 546 vagas, em concursos públicos que já estão em andamento.

Serão nomeados os candidatos aprovados os seguintes órgãos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituo Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Agência Nacional de Mineração (ANM). A autorização para a ANM é uma retificação com ampliação do número de vagas (de 24 para 27).

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias