Os exércitos norte-americano e brasileiro treinarão por quase um mês, e ambos farão exercícios conjuntos nos estados do Pará e do Amapá. A autorização foi publicada por meio do decreto 11.737/2023, no Diário Oficial da União da última quinta-feira (19).
O ingresso das forças dos Estados Unidos (EUA) ocorre a partir de 24 de outubro e se estende até 20 de novembro.
Os municípios utilizados pelo treino das forças militares serão Belém, no Pará e nos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Oiapoque, no Amapá.
LEIA TAMBEM:
- Governo anuncia novo concurso do Corpo de Bombeiros do Pará
- Motos contribuem para 85% de internações por acidentes
- Diretora de RH da saúde de Marabá morre em grave acidente
A 23ª Brigada de Infantaria de Selva enviará 570 militares para se juntar ao treinamento, a maioria de Marabá, no sudeste do estado.
Serão sete militares do Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Cmdo 23ª Bda Inf Sl); 264 do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS); 64 do 1° Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (1º GAC Sl); 52 da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva (6ª Cia E Cmb Sl); 31 da 3ª Companhia de Comunicações de Selva (23ª Cia Com Sl); 30 do 23° Batalhão Logístico de Selva (23º B Log Sl) e três do 33º Pelotão de Polícia do Exército (33° PEl PE).
OPERAÇÃO
A Operação Core 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), em tradução livre, “Operação Combinada e Exercícios de Rotação”, é parte de um acordo de cooperação em matéria de defesa, estabelecido desde 2015 entre os governos dos dois países.
Ao todo, serão 294 militares norte-americanos envolvidos nos exercícios em conjunto com o Exército Brasileiro, além de armamentos, acessórios e demais dispositivos.
É a primeira vez que o exercício ocorre na Amazônia Oriental, de acordo com informações do órgão brasileiro.
O exercício é fruto do Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, promulgado em 2015 pela presidente Dilma Roussef. O decreto 11.737 foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Defesa, José Múcio.
VEJA VÍDEO ABAIXO!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar