plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Algoritmo descobre insuficiência cardíaca pela voz, veja!

O algoritmo, desenvolvido pela UFPB em parceria com a USP, promete revolucionar o diagnóstico e a triagem de pacientes

Imagem ilustrativa da notícia Algoritmo descobre insuficiência cardíaca pela voz, veja! camera Este método não invasivo (sem necessidade de corte) promete revolucionar o diagnóstico remoto e a triagem de pacientes. | mi_viri/Shuttersotck

O avanço da ciência e da tecnologia tem contribuído para tratamentos de saúde eficazes e até mesmo para o monitoramento e prevenção de diversas doenças. A chegada da Inteligência Artificial, que para muitos é motivo de preocupação, começa a desenvolver ações que podem prevenir até mesmo doenças do coração.

Um algoritmo de inteligência artificial (IA) capaz de diagnosticar insuficiência cardíaca por meio da voz. Esse é o conceito do “Marcador de Vozes”, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto do Coração (Incor/USP).

Este método não invasivo (sem necessidade de corte) promete revolucionar o diagnóstico remoto e a triagem de pacientes. E isso apresenta implicações significativas para a telemedicina.

Veja também:

Utilizando tecnologia de Rede Neural Artificial (RNA), o algoritmo reconhece padrões de voz associados à insuficiência cardíaca, com redes específicas adaptadas para cada gênero.

A coleta e análise de dados envolveram as vozes de 142 voluntários, as quais foram submetidas a técnicas de processamento de sinais para extrair características indicativas da condição cardíaca.

Os resultados do “Marcador de Vozes” tiveram eficiência alta – com cerca de 92% de acertos em diagnósticos, o que supera métodos convencionais, conforme divulgado pela UFPB.

Em junho desse ano, uma universidade britânica já havia desenvolvido testes para diagnosticar ataque cardíaco, veja no vídeo abaixo:

🔥 Adicione nosso plugin de ofertas!https://ofertas.olhardigital.com.br/ 🎧 Ouça também o SYNC Podcasthttps://open.spotify.com/show/6BEYHG5W4PJAZYSvZ9GuaM👍 ... Olhar Digital

Para proteger a inovação, duas patentes relacionadas ao algoritmo – que atualmente estão em processo de concessão de direitos – foram depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além disso, a UFPB firmou um acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein para expandir o banco de dados e aprimorar a tecnologia.

A ideia para o ‘Marcador de Vozes’ teve origem num software de engenharia mecânica, tradicionalmente usado para detectar problemas em motores por meio do som emitido pela vibração.

“Marcador de Vozes”, está sendo desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto do Coração (Incor/USP).
📷 “Marcador de Vozes”, está sendo desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto do Coração (Incor/USP). |Have a nice day Photo/Shutterstock

A interdisciplinaridade do projeto, que envolveu especialistas em engenharia mecânica e medicina, foi um fator crucial para o sucesso e a inovação alcançados até o momento.

Com a continuação dos estudos e aperfeiçoamento da tecnologia, o “Marcador de Vozes” da UFPB se posiciona como uma ferramenta promissora para o futuro do diagnóstico médico.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias