Em comparação com outros meios de transporte, como carros, ônibus e trens, o avião se destaca como o veículo mais seguro do mundo. A probabilidade de sofrer um acidente fatal em um carro é significativamente maior, estimada em aproximadamente 1 em 100.000.

Entretanto, acidentes acontecem e em alguns desses fatores mecânicos ou humanos podem resultar na perda de ‘sustentação’ ou altitude da aeronave. Como diz um canal famoso de aviação no Youtube, “elos de correntes”, ou uma sucessão de fatores e erros, resultam no acidente. 

As investigações já traçam um perfil no que pode ter acontecido com o avião da Latam que perdeu altitude no último dia 11 de março.

Veja também:

O avião da Latam, que fazia rota entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile) e com escala em Auckland (Austrália), e que sofreu perda brusca de altitude durante o voo, realizado na segunda-feira (11), teria sido causado por uma comissária.

O The Wall Street Journal, indicou que a investigação preliminar do incidente mostrou que um esbarrão da profissional no assento do piloto provocou o acionamento de controles que provocaram o ocorrido.

Segundo o periódico, enquanto servia a refeição para o piloto e o copiloto, a comissária teria esbarrado no assento do piloto;

Com isso, ela teria apertado um botão localizado no assento;

O piloto, então, teria sido empurrado pela frente e acionado os controles responsáveis por levar o nariz do avião para baixo;

O botão acionado pela comissária tem uma tampa e não deve ser acionado enquanto o piloto está sentado no assento.

Mas há um porém: especialistas indicam que só o mau uso do botão não explica o incidente, havendo lacunas a serem completas para entender como tudo aconteceu.

O botão “culpado” só equipa o Boeing 787, exatamente o do voo LA800 que sofreu a queda brusca de altitude.

Por sua vez, a Latam disse estar colaborando com as autoridades:

Em relação ao voo LA800, que operou a rota Sydney-Auckland em 11 de março, o LATAM Airlines Group informa que continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação e que não compete à LATAM comentar as especulações em torno do tema

Latam, em nota à imprensa

No voo LA800, estavam 263 passageiros e nove tripulantes. O incidente se deu entre Austrália e Nova Zelândia. A perda de altitude lançou pessoas ao teto da aeronave, informou a imprensa neozelandesa.

Testemunhas informaram haver manchas de sangue na cabine após o ocorrido. 13 pessoas (três da tripulação e dez passageiros; entre eles, dois brasileiros) foram levadas a um hospital, sem risco de morte, informou a Latam.

MAIS ACESSADAS