A história de uma adolescente de 17 anos, nascida no Paraná, que enfrenta um câncer terminal e tem apenas quatro meses de vida vem conquistando cada vez mais seguidores nas redes sociais. E a própria paciente, Isabel Veloso, é quem tem compartilhado com o público o que tem passado e as realizações em sua vida.

Aos 15 anos, a jovem recebeu o diagnóstico que tinha linfoma de Hodgkin. Ela chegou a fazer quimioterapia e transplante de medula óssea, e, em novembro de 2023, alcançou a cura. Mas, três meses depois, a doença voltou de forma mais agressiva.

De acordo com Isabel, os exames apresentaram um tumor de 17 centímetros que pega parte do coração e pulmão. Recentemente, ela contou para seus 1,6 milhão de fãs no Instagram que recebeu uma boa notícia ao fazer uma tomografia: a estabilização da doença.

Jovem compartilha a rotina dela nas redes sociais
📷 Jovem compartilha a rotina dela nas redes sociais |Reprodução

LEIA TAMBÉM:

“Fui fazer uma tomografia e estou bem feliz com o resultado, mostrou que o tumor está estabilizado no crescimento, ainda está pequeno, Graças a Deus, está dando tudo certo, quem sabe fico mais tempo por aqui. Estou muito feliz com isso. Queria agradecer vocês por cada mensagem de carinho que recebi antes de realizar a tomografia”, disse.

Além de querer viajar bastante enquanto ainda está “por aqui”, como ela costuma falar, Isabel vai realizar outro sonho nos próximos dias: no sábado (13), ela vai se casar com o noivo, Lucas Borbas. A festa será realizada no domingo seguinte, dia 22.

Isabel Veloso teve que compartilhar o laudo médico para provar que está realmente doente
📷 Isabel Veloso teve que compartilhar o laudo médico para provar que está realmente doente |Reprodução

No dia 1º de março, a jovem contou que recebeu uma previsão dos médicos e se declarou para o noivo: “Dessa vez o câncer conseguiu. Apenas desejo que esses próximos e últimos 6 meses sejam os mais felizes e mais sinceros dos nossos corações. Meu amor, hoje eu entendo que não vim ao mundo para ser curada, mas para curar”, começou.

E completou: “Mas, mesmo assim, saiba que você foi a cura mais bonita da minh’alma. Eu o amo, mais que tudo que possa existir nessa terra. Meu eterno marido, namorado, melhor amigo fiel e companheiro. Até que a morte nos separe. Desde sempre e para sempre. Eu te amo, Lucas Borbas ❤️”, finalizou. 

🚨VEJA: Isabel Veloso, jovem que luta contra um câncer terminal, afirma que seu tumor se encontra estável. pic.twitter.com/TDj60IofAh

— CHOQUEI (@choquei) April 8, 2024

ENTENDA O PROBLEMA DE SAÚDE

Carlos Alberto Parreira, treinador da Seleção Brasileira durante a campanha campeã da Copa do Mundo de 1994, e o cantor Jorge Aragão também enfrentaram a mesma doença de Isabel.

O linfoma é o câncer que afeta os linfócitos, células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Há o linfoma de não Hodgkin e o de Hodgkin. A hematologista Maria Amorelli, do centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, explica que os sintomas iniciais dos dois tipos podem ser muito parecidos com o surgimento de gânglios.

“Eles costumam aparecer na região cervical, axilar e inguinal. E existem os sintomas B, que podem estar presentes nos dois tipos de linfomas que seriam febre, mais baixa que, às vezes, vem no final do dia, a chamada febre vespertina, coceira pelo corpo também pode ser um sintoma associado, além da perda de peso”, destaca Maria.

A causa da doença é desconhecida, mas estima-se que a exposição ao vírus Epstein-Barr pode afetar o sistema linfático do paciente e desenvolver o câncer, que afeta os glóbulos brancos. Ele se diferencia de outros linfomas pela presença de células cancerosas conhecidas como células de Reed-Sternberg.

MAIS ACESSADAS