plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ANATEL ALERTA

Rede social “X” pode ser retirada do ar ainda esta semana

Presidente da Anatel, Carlos Baigorri, resolveu acionar as principais operadoras de telefonia do País para que se preparem para uma possível ordem judicial obrigando-as a retirar a rede social de Elon Musk do ar

Imagem ilustrativa da notícia Rede social “X” pode ser retirada do ar ainda esta semana camera Uma das principais bandeiras de Elon Musk desde que comprou o Twitter, hoje X, o enfrentamento a robôs e perfis falsos voltou à tona nesta semana. | Camilo Concha/Shutterstock

A rede social “X” mais conhecida entre as pessoas pelo seu antigo nome Twitter, pode sair do ar nos próximos dias no Brasil. A rede foi comprada pelo bilionário Elon Musk e vez ou outra passa por novas estruturações.

Na manhã deste domingo (7), pessoas próximas ao ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes procuraram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para saber quais são os procedimentos necessários para retirar o X do ar. O contato veio via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido por Moraes.

Segundo informações obtidas por Andreza Matais, do UOL, dada a articulação dos interlocutores de Moraes, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, resolveu acionar as principais operadoras de telefonia do País para que se preparem para uma possível ordem judicial obrigando-as a retirar a rede social de Elon Musk do ar.

Veja também:

Uma das principais bandeiras de Elon Musk desde que comprou o Twitter, hoje X, o enfrentamento a robôs e perfis falsos voltou à tona nesta semana.

A “confusão” começou após Musk postou no perfil de Alexandre de Moraes no próprio X questionamentos sobre recentes decisões judiciais acerca da remoção de postagens da rede social;

A plataforma informou ter dado início a um processo de limpeza dentro do sistema. Desde a última quinta-feira (4), contas automatizadas e acusadas de spam começaram a ser deletadas sob a justificativa de que estariam cometendo atividades consideradas irregulares.

O anúncio foi feito no perfil oficial do próprio X na rede social:

“Estamos iniciando hoje uma iniciativa significativa e proativa para eliminar contas que violem nossas regras contra manipulação de plataforma e spam”, começa o texto.

“Estamos lançando uma ampla ação para garantir que o X permaneça seguro e livre de bots. Como resultado, você poderá observar alterações na contagem de seguidores. Se sua conta for afetada inadvertidamente, informe-nos enviando uma apelação por meio deste formulário”, concluiu o X.

O dono da rede social também comentou em sua conta que um “expurgo de bots e trolls” está em andamento. Essa nova limpa contra os robôs ocorre pouco depois de o X nomear dois novos líderes para sua equipe de Segurança: Kylie McRoberts e Yale Cohen.

Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, sugeriu na noite de domingo (7) em um post na plataforma que os usuários usem um recurso chamado de VPN (rede privada virtual, em português) para ter acesso à plataforma caso ela seja derrubada por determinações judiciais.

O mecanismo da VPN permite que um usuário navegue em páginas da internet sem que o provedor de acesso consiga rastrear de qual país a conexão está sendo feita.

Portanto, se o antigo Twitter for bloqueado no Brasil e, consequentemente, ter o acesso barrado por operadoras brasileiras, as pessoas conseguiriam entrar no X pela VPN.

Nos últimos dois dias, o bilionário fez uma série de postagens contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federa
📷 Nos últimos dois dias, o bilionário fez uma série de postagens contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federa |Marcelo Camargo/Agência Brasil e REUTERS/Gonzalo Fuentes

Nos últimos dois dias, o bilionário fez uma série de postagens contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cujas medidas podem ter como desfecho a proibição do X no Brasil.

O empresário pede a renúncia ou impeachment do magistrado sob alegação que as exigências de Moraes para a plataforma “violam a legislação brasileira”.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias