plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
“IDENTIFICAMOS DIVERGÊNCIAS...”

Veja como funciona e como evitar o golpe do Imposto de Renda

Criminosos encaminham e-mail para a vítima, alertando-a sobre possível irregularidade em suas informações do IR

Imagem ilustrativa da notícia Veja como funciona e como evitar o golpe do Imposto de Renda camera Os criminosos utilizam-se de diversas técnicas para induzir a vítima a acreditar que o e-mail é verídico | Leonidas Santana/Shutterstock

Os golpistas não param de trabalhar e a cada dia uma nova “modalidade” é criada no intuito de roubar dados, informações e com isso efetivar o mais importante, o furto do dinheiro ou outro bem do cidadão. Recentemente golpistas já estavam se dando bem por meio do golpe do “quiz”.

Nesta segunda-feira (8), a Receita Federal emitiu alerta sobre nova versão do golpe “Erro na Declaração do Imposto de Renda”. Os criminosos encaminham e-mail para a vítima, alertando-a sobre possível irregularidade em suas informações do Imposto de Renda (IR).

Se o usuário clicar no link enviado no e-mail, pode ter suas informações fiscais, cadastrais e financeiras repassadas às quadrilhas por trás do golpe. Entre as formas de isso acontecer é por meio do pishing, prática pela qual usuários são induzidos a instalar malware em seu dispositivo, que pode roubar informações contidas nele.

Veja também:

O Estadão reportou que, de acordo com a Receita, os criminosos utilizam-se de diversas técnicas para induzir a vítima a acreditar que o e-mail é verídico, desde usar a sigla do órgão e nomes dos destinatários conforme consta no Fisco, até citar legislações federais e o Código Civil, de modo que o contribuinte acredite que, caso não corrija as supostas informações erradas, corre o risco de cair na malha fina.

Os criminosos encaminham e-mail para a vítima, alertando-a sobre possível irregularidade em suas informações do Imposto de Renda (IR).
📷 Os criminosos encaminham e-mail para a vítima, alertando-a sobre possível irregularidade em suas informações do Imposto de Renda (IR). |Reprodução

Golpe do Imposto de Renda não é novo

Assim como a entrega do Imposto de Renda, esse golpe não é novidade;

Ele se intensifica justamente no período de entrega do IR, que, este ano, vai até 31 de maio;

A Receita ressalta que jamais envia e-mails e mensagens solicitando correções em declarações;

Quando há erros reais na declaração, o contribuinte cai na chamada malha fina, sendo necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para corrigi-la.

Essa informação pode ser acompanhada pelo site da Receita Federal, ou, então, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para iOS e Android.

A seguir, conheça algumas dicas para não cair no golpe do Imposto de Renda:

  • Desconfie de quaisquer comunicações pedindo dados pessoais ou que tenham a ver com o Imposto de Renda (caso seu software de e-mail tenha enviado e-mails desse tipo para a caixa de Spam, desconfie ainda mais e procure eliminá-los em definitivo);
  • Não clique em links ou abra arquivos esternos desconhecidos, que podem redirecionar para sites maliciosos ou instalar programas perigosos;
  • Busque confirmar (ou não) qualquer mensagem que supostamente pertença à Receita Federal, que costuma se comunicar com o contribuinte via e-CAC, site oficial e app Meu Imposto de Renda.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias