Ao entrar em uma casa brasileira, é comum encontrar o tradicional filtro de barro na cozinha. Para muitos, a melhor água é a filtrada nele, pois ela fica geladinha e fresca.
Mesmo com o advento dos dispensers e filtros elétricos, o filtro de barro continua reinando em muitos lares brasileiros.
Diferentemente do que muitos pensam, o equipamento tem uma tecnologia própria que continua sendo relevante mesmo em tempos modernos.
Para muitos especialistas, inclusive, a limpeza que o filtro de barro proporciona na água e a redução da ingestão de produtos químicos são excelentes para a saúde.
VEJA TAMBÉM:
- Seu pão de forma tem álcool? Descubra as marcas perigosas!
- Peixe gigante engole iguana e quase morre! Veja vídeo!
Dicas para ter um filtro de barro
O filtro de barro é um utensílio simples, mas, ainda assim, precisa de manutenção. Para tê-lo em casa, é fundamental adotar práticas corretas de limpeza.
Para higienização, evite produtos químicos como água sanitária, desinfetantes e detergentes, pois eles podem contaminar a água armazenada.
Esponjas e escovas de aço também devem ser evitadas, pois podem danificar o filtro e deixar resíduos prejudiciais.
Para limpeza adequada do filtro, dê prioridade para flanelas limpas e molhadas. Faça a limpeza em água corrente. Isso é suficiente para remover impurezas sem comprometer a qualidade da água.
A parte externa do filtro pode ser limpa com uma esponja macia e um produto desengordurante, garantindo que toda a superfície fique livre de sujeira. Após a limpeza, use uma flanela úmida para retirar qualquer excesso do produto.
Higienização da vela
A manutenção da vela, responsável por capturar as impurezas da água, é fundamental para garantir uma bebida limpa. Para mantê-la em boas condições, o ideal é retirá-la a cada oito dias para limpar.
Utilize apenas água corrente e as próprias mãos para lavar a vela, dispensando produtos como sabão ou detergente.
Após isso, deixe a vela secar naturalmente, sem o uso de tecidos que possam deixar fiapos. Seguindo estas instruções, a durabilidade e a eficácia da vela serão maximizadas.
Perigos de não limpar o filtro
Não lavar bem as velas e o filtro de barro pode comprometer a qualidade da água consumida, resultando em riscos à saúde.
Impurezas, sedimentos e micro-organismos podem acumular, favorecendo a proliferação de bactérias nocivas. A limpeza inadequada consegue provocar ainda doenças gastrointestinais, como diarréia e infecções intestinais.
Para garantir água potável e segura, é fundamental manter a manutenção regular, lavando as velas e o filtro conforme as recomendações do fabricante e as orientações que damos aqui.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar