plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Veja qual o sintoma do sono que pode ser sinal de demência!

Pesquisador defendeu que estudar sonhos (e pesadelos) pode ser uma forma de detectar sintomas precoces de doenças, como demência

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja qual o sintoma do sono que pode ser sinal de demência! camera Pesquisador defendeu que os sonhos são uma forma de entender sobre a saúde do cérebro | tthapon Raksthaput/Shutterstock

O sonho faz parte de um processo importante durante o sono. Ao dormirmos, nosso cérebro processa diversas informações fazendo um looping dos ciclos do sono, o sono leve (vigília-sono), sono não REM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos), sono profundo, e sono REM. É nessa etapa, do sono mais profundo e pesado, que a gente sonha. E os ciclos se repetem durante toda a noite.

Sonhar é normal, mesmo que nem sempre lembremos o que aconteceu durante o sono. Quando o sonho é ruim, há chances de acordarmos assustados durante a noite, o que deixa a situação ainda mais desconfortável. Um novo estudo indicou que ter pesadelos com frequência é ainda pior do que imaginávamos: pode ser um sintoma precoce de demência.

Veja também:

Um estudo publicado no periódico eClinicalMedicine analisou os pesadelos de pessoas saudáveis e os correlacionou com chances de desenvolver demência. Isso porque, segundo o pesquisador Abidemi Otaiku, os sonhos são uma forma de entender sobre a saúde no nosso cérebro.

  • Estudo analisou pesadelos de mais de 3 mil pessoas sem demência
  • O estudo começou em 2002, com dados de três estudos sobre saúde e envelhecimento nos Estados Unidos. No total, foram 600 pessoas de 35 a 64 anos e 2600 pessoas com 79 anos ou mais.
  • Eles tiveram que preencher diversos questionários, incluindo um sobre a frequência com que tinham sonhos ruins e pesadelos (quando os sonhos ruins fazem o indivíduo acordar durante a noite).
  • Nenhum dos participantes tinha diagnóstico de demência quando o estudo começou. O grupo mais novo foi monitorado durante uma média de nove anos e o mais velho, cinco.

Então, o pesquisador analisou os dados obtidos no começo da pesquisa para entender se os pacientes com mais pesadelos tinham maior probabilidade de ter um declínio cognitivo, que levaria a um diagnóstico de demência.

Um novo estudo indicou que ter pesadelos com frequência é ainda pior do que imaginávamos: pode ser um sintoma precoce de demência
📷 Um novo estudo indicou que ter pesadelos com frequência é ainda pior do que imaginávamos: pode ser um sintoma precoce de demência |Halfpoint/Shutterstock

Quem tem mais pesadelos, tem mais chance de ter demência

Segundo Otaiku, em um artigo no The Conversation, os participantes de meia-idade que tinham pesadelos toda semana tinham quatro vezes mais chance de ter algum declínio cognitivo (um precursor da demência) na década seguinte;

  • Os participantes mais velhos tinham o dobro de chance de ter algum diagnóstico;
  • A pesquisa também descobriu que a conexão entre os pesadelos e os sinais precoces de demência eram mais presentes em homens do que em mulheres;
  • Homens mais velhos que tinham pesadelos toda semana tinham cinco vezes mais chances de ter demência do que homens mais velhos sem pesadelos;
  • Nas mulheres da mesma faixa etária, o risco foi menos da metade, ficando em 41%.

Pesquisador explicou relação entre sonhos e demência

  • De acordo com o pesquisador, os resultados sugerem que pesadelos frequentes podem ser um dos sinais precoces de demência (especialmente em homens).

Ele ainda apresenta duas alternativas

  • A primeira é de que ter os sonhos ruins por si só pode ser um causador da demência (ao invés de um mero sintoma precoce).

Outra teoria é de que sintomas do Alzheimer e do Parkinson, duas doenças causadas pelo declínio cognitivo, podem causar os pesadelos por causa de alterações no cérebro ligadas a elas, algo que ainda precisa ser estudado. Otaiku esteve envolvido em um estudo similar sobre o Parkinson.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias