O ano de 2025 traz expectativas positivas de crescimento para o mercado de trabalho e um aumento nas buscas por profissionais especializados. De acordo com o Guia Salarial 2025 da Robert Half, cerca de 44% das empresas no Brasil planejam abrir vagas permanentes, enquanto 32% delas pretendem ampliar o uso de alocações temporárias para projetos de até seis meses.
O estudo, que já está em sua 17ª edição, traz destaque aos setores que devem tomar a dianteira nas contratações para o próximo ano. O estudo também coloca em foco as competências mais valorizadas em um mercado competitivo e em contínua evolução.
Veja também:
- Veja a previsão de gastos dos brasileiros nesta Black Friday
- Polícia apreende adolescentes que torturavam outros jovens
- Diocese afasta Padre após vazamento de fotos íntimas na rede
Setores em alta: Engenharia, finanças, tecnologia e mais
Destacando-se como as principais áreas que atrairão vagas no próximo ano, estão as Engenharias, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Recursos Humanos, Tecnologia e Marketing. Esses segmentos estão sendo impulsionados por setores econômicos que continuam em expansão, como agronegócio, infraestrutura, saúde, atacarejo e bens de consumo.
O Brasil está passando por um momento de crescimento econômico, impulsionado por setores estratégicos como óleo e gás e infraestrutura, conforme explica Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half na América do Sul. Segundo Mantovani, o agronegócio e o setor de energia também estão em franca expansão, enquanto novas concessões e leilões incentivam investimentos em infraestrutura. Esse cenário gera uma alta demanda por profissionais qualificados, destacando o valor da especialização e a formação técnica.
Desafios e ajuste salarial para atrair talentos
Com a taxa de desemprego em queda, o mercado enfrenta desafios para contratar profissionais com habilidades específicas. A escassez de mão de obra especializada pressionou as empresas a oferecerem aumentos salariais que podem chegar a 30% em áreas estratégicas. Mantovani destaca a importância do investimento contínuo em qualificação: “A qualificação constante, aliada a habilidades como o domínio do inglês, é fundamental em um mercado competitivo”.
Hard e Soft Skills em alta para 2025
As hard skills relacionadas à tecnologia e inovação, como inteligência artificial, automação e análise de dados, são altamente valorizadas devido à digitalização das empresas. Contudo, habilidades comportamentais (soft skills), como inteligência emocional, comunicação e pensamento crítico, são os maiores desafios para as empresas, especialmente em posições de liderança.
Modelo de trabalho híbrido se consolida
Com o retorno das atividades presenciais, o modelo de trabalho híbrido está se tornando o formato preferido pelas empresas. Mantovani comenta que a maioria das organizações adota duas jornadas remotas e três presenciais, buscando o equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida.
Profissões em destaque para 2025
As profissões mais promissoras para o próximo ano incluem:
- Gerente de Logística
- Gerente de TI
- Engenheiro de Aplicação
Essas carreiras possuem faixa salarial competitiva e variam conforme o setor e a experiência do profissional, refletindo a demanda por habilidades especializadas.
Em um cenário de crescimento, a educação contínua, qualificação profissional e adaptação às novas demandas do mercado se tornam essenciais para quem deseja se destacar e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho brasileiro em 2025.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar