O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temporais para uma vasta porção da região central do Brasil, que inclui os estados de Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O alerta, classificado na cor laranja, representa o segundo maior nível de perigo e indica condições de chuvas intensas e ventos fortes, válidos até às 10h da manhã de terça-feira (12/11).
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm por hora, com o acumulado diário podendo chegar a 100 mm, além de rajadas de vento que podem atingir 100 km/h. Esses temporais apresentam um risco elevado de alagamentos, enxurradas, e até quedas de árvores e estruturas, especialmente em áreas urbanas e rodovias, impactando o trânsito e a segurança pública.
Veja também:
- Jovens morrem após competição de “racha” no sul do Pará
- Número de vagas para o concurso INSS deve aumentar
- Inmet emite alerta de chuvas no Pará; veja regiões afetadas
Além do alerta laranja, o Inmet também emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas de menor intensidade. Este aviso abrange, além dos estados já mencionados, o Ceará, Pernambuco, Mato Grosso e o Distrito Federal, onde são previstas precipitações de até 50 mm e ventos de 40 a 60 km/h.
Em casos de rajadas de vento, o Inmet recomenda que as pessoas busquem abrigo seguro e evitem se abrigar sob árvores e estruturas metálicas, devido ao risco de descargas elétricas e quedas de estruturas, como torres de transmissão e placas publicitárias.
O Inmet aconselha a população a acompanhar atualizações e adotar precauções extras, já que o volume de chuva e a intensidade dos ventos podem variar localmente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar