plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CHACINA DE UNAÍ

Morre Antério Mânica, condenado pela chacina de Unaí

Aos 77 anos, Antério Mânica enfrentava um câncer agressivo. A morte ocorre duas décadas após um dos crimes mais brutais do país.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Morre Antério Mânica, condenado pela chacina de Unaí camera Antério Mânica foi condenado por envolvimento em um dos crimes mais brutais da história recente do país. | Foto: Reprodução / TV Globo

Antério Mânica, ex-prefeito de Unaí (MG) e um dos condenados pela Chacina de Unaí, morreu na manhã desta quinta-feira (15), em Brasília, aos 77 anos. A informação foi confirmada por familiares.

Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e faleceu após complicações causadas por um traumatismo craniano. A lesão ocorreu após uma queda no quarto da unidade de saúde, no início de maio. Mânica passou por uma cirurgia de emergência no dia 9 e, desde então, permanecia em coma induzido e estado grave.

Além do traumatismo, o ex-prefeito tratava um câncer de pâncreas e apresentava outras comorbidades, como diabetes e hipertensão. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Veja também:

Antério Mânica foi condenado por envolvimento em um dos crimes mais brutais da história recente do país. Em 2004, três auditores fiscais do Ministério do Trabalho — Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares e Nelson José da Silva — e o motorista Ailton Pereira de Oliveira foram assassinados enquanto investigavam denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí.

Segundo as investigações, os irmãos Antério e Norberto Mânica foram apontados como mandantes do crime. Em 2015, Antério foi condenado a 100 anos de prisão, mas teve a sentença anulada em 2018. Um novo julgamento foi realizado, e, em maio de 2022, ele foi novamente condenado, desta vez a 64 anos de prisão por quádruplo homicídio triplamente qualificado.

Desde novembro de 2024, o ex-prefeito cumpria pena em regime domiciliar.

A chamada "Chacina de Unaí" teve grande repercussão nacional e internacional, sendo considerada um ataque direto ao combate ao trabalho escravo no Brasil. O caso ainda é lembrado como símbolo da violência no campo e da impunidade que permeia disputas por terras e poder político no interior do país.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias