plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
AJUDA AO MEIO AMBIENTE

Cientistas descobrem larvas que podem comer plástico, veja!

O plástico leva cerca de 500 anos para se deteriorar no meio ambiente, mas descoberta da larva comedora de plástico pode ajudar no processo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cientistas descobrem larvas que podem comer plástico, veja! camera Lagartas da espécie Galleria mellonella, as larvas de mariposa-da-cera, conseguem devorar e metabolizar plásticos com eficiência. | Murat photographer / Shutterstock

Pesquisadores fizeram uma descoberta que pode revolucionar o combate à poluição plástica: lagartas da espécie Galleria mellonella, popularmente conhecidas como larvas de mariposa-da-cera, demonstraram uma notável capacidade de devorar e metabolizar plásticos de forma extremamente eficiente.

Em testes de laboratório surpreendentes, cerca de 2 mil dessas larvas conseguiram consumir uma sacola de polietileno – um dos materiais mais resistentes da indústria e que levaria cerca de 500 anos para se decompor naturalmente – em menos de 24 horas.

A pesquisa atual aprofunda um estudo pioneiro de 2017, que já havia apontado o potencial das G. mellonella na degradação do polietileno em pequena escala. Agora, com a comprovação da velocidade e eficiência desse processo, abre-se uma nova e promissora frente na busca por soluções biológicas para o grave problema da acumulação de resíduos plásticos no planeta.

Veja também:

Normalmente, esse material levaria cerca de 500 anos para se deteriorar de forma natural, de acordo com o Centro de Aprendizagem de Ciências do governo da Nova Zelândia.

A equipe apresentou o novo estudo na terça-feira (8), na Conferência Anual da Sociedade de Biologia Experimental em Antuérpia, Bélgica. Durante os experimentos, os pesquisadores buscaram entender como o mecanismo de processamento do plástico funciona dentro das lagartas e qual o impacto dessa dieta para esses insetos.

Lagartas “engordam” com plástico

A pesquisa revela que, ao digerirem o plástico, esses vermes não apenas o degradam, mas também transformam seus componentes em gordura, que é incorporada ao próprio corpo do animal.

Sacola degradada por lagartas na pesquisa de 2017
📷 Sacola degradada por lagartas na pesquisa de 2017 |Bombelli et al 2017

“Isso é semelhante a comermos bife: se consumirmos muita gordura saturada e insaturada, ela fica armazenada no tecido adiposo como reserva lipídica, em vez de ser usada como energia”, disse o Dr. Bryan Cassone, líder do estudo e professor na Universidade de Brandon, no Canadá, em um comunicado.

Porém, embora as lagartas consumam o plástico com facilidade, o estudo revela que isso pode ser fatal para esses seres. Segundo o professor, elas não sobrevivem mais do que alguns dias com uma dieta exclusivamente de plástico e acabam perdendo uma massa considerável.

Dieta exclusiva de plástico pode ser fatal para as G. mellonella.
📷 Dieta exclusiva de plástico pode ser fatal para as G. mellonella. |Murat photographer / Shutterstock

Para evitar isso, o grupo acredita que é possível criar um regime alimentar que misture o plástico com os principais alimentos já consumidos pelas G. mellonella, o que pode garantir uma aptidão para o consumo de polietileno além dos níveis naturais.

Descoberta pode levar a novos métodos de reciclagem

Agora, os pesquisadores buscam escalar o processo para combater a poluição por plástico. O grupo apresentou duas propostas iniciais: criar os vermes em massa ou explorar o processo de biodegradação do plástico fora do corpo do animal.

Há também um bônus: a quantidade massiva de lagartas poderia servir como fonte de alimento para a criação de peixes. “Nossos dados preliminares sugerem que eles podem se tornar parte de uma dieta muito nutritiva para peixes destinados à alimentação comercial”, concluiu Cassone.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias