
O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025, será divulgado nesta terça-feira (29), conforme o cronograma do Ministério da Educação (MEC). Os estudantes poderão conferir se foram pré-selecionados por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login utilizando os dados da conta gov.br.
Os aprovados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, diretamente na instituição de ensino onde desejam estudar. Quem não for convocado nesta etapa ainda poderá disputar uma vaga por meio da lista de espera, válida de 5 de agosto a 19 de setembro.
Nesta edição, o MEC disponibilizou 74.500 vagas, distribuídas em 18.419 cursos e turnos de 1.215 instituições particulares de ensino superior.
Veja também:
- Vídeo: queimadas são registradas nesta segunda (28) em Marabá
- Vídeo: homem é morto a tiros e mulher fica ferida em boate na Orla
- Inscrições do Enamed vão até quarta-feira, 30 de julho
Como conferir o resultado do Fies 2025/2:
- Acesse https://acessounico.mec.gov.br
- Faça login com sua conta gov.br
- Verifique se seu nome consta entre os pré-selecionados
Quem pode participar:
- Para concorrer a uma vaga no Fies, o candidato precisa:
- Ter feito o Enem a partir de 2010
- Obter média igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação
- Não ter feito o Enem como treineiro
- Ter renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025)
Fies Social
A atual edição também reserva 50% das vagas para o Fies Social, voltado a candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025). Nessa modalidade, é possível financiar até 100% dos encargos educacionais.
Além disso, há cotas destinadas a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O programa prioriza quem ainda não possui curso superior e nunca utilizou financiamento estudantil.
Importante destacar que não é permitido obter novo financiamento caso o estudante já possua contrato ativo ou débito pendente com o Fies ou com o extinto Programa de Crédito Educativo (PCE).
Criado em 2001, o Fies é uma política pública que visa facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, mediante financiamento a juros baixos e prazos estendidos para quitação da dívida após a conclusão do curso.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar