O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue com ritmo acelerado nas obras de acesso à ponte sobre o rio Araguaia, um empreendimento de grande importância para a integração entre o Tocantins (Xambioá) e o Pará (São Geraldo do Araguaia). Considerado um marco histórico, a construção entra em uma nova fase, reafirmando o compromisso da Autarquia com o desenvolvimento econômico e social do Norte do país.
Com a estrutura principal da ponte já concluída na primeira etapa, a fase atual se concentra nos serviços de aterros de encabeçamento e na ligação da ponte ao leito estradal existente. A execução dessa etapa é resultado de um esforço concentrado do DNIT, que precisou superar desafios para a contratação dos serviços e atuou de forma proativa nos processos de desapropriação necessários para a continuidade da obra.
Veja também:
- Rádio Clube FM e FM 91 chegam a quase 200 mil acessos nas redes
- Filho é preso após agredir e ameaçar a própria mãe com uma faca
- Trem da Vale colide com caminhão e interdita ferrovia de Carajás
Os acessos à ponte terão uma extensão total de 2.010 metros, sendo 310 metros no lado paraense e 1.700 metros no lado tocantinense. Para esta etapa final, o Governo Federal, por meio do Novo PAC, investirá R$ 28 milhões.
Obras em estágio avançado e meta de entrega
Os trabalhos nos acessos demonstram progresso contínuo: 52,10% da terraplenagem referente à subetapa já foi executada, com 65,70% do colchão drenante e 25,54% do gabião finalizados, além da conclusão do bueiro celular de 2,50 x 2,50 metros. A prioridade, nesta fase, é garantir a funcionalidade da estrutura, entregando acessos asfaltados e sinalizados que darão trafegabilidade plena à ponte ainda em 2025.
O projeto não se encerra com a ponte. Estão previstas obras complementares, incluindo ruas marginais nos dois municípios e um contorno viário no lado tocantinense, essenciais para proporcionar mais fluidez ao tráfego urbano e segurança aos usuários.

O superintendente regional do DNIT no Tocantins, Luiz Antônio Garcia, enfatizou que o andamento da obra reforça o papel da Autarquia na infraestrutura e integração regional. “A ponte sobre o Rio Araguaia consolida um importante vetor de escoamento da produção, além de integrar de forma definitiva os estados do Pará e do Tocantins. O DNIT tem trabalhado com responsabilidade e planejamento para garantir a qualidade e a segurança dessa entrega, prevista ainda para 2025”, ressaltou.
A nova ponte consolidará um importante corredor logístico da BR-153, reduzindo custos de frete, otimizando o escoamento da produção e, consequentemente, fortalecendo a competitividade do Tocantins, do Pará e de toda a região Norte no cenário nacional e internacional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar