O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta terça-feira (18) a imponente ponte sobre o Rio Araguaia, um projeto de 2.010 metros de extensão que conecta Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), na fundamental rodovia BR-153. A estrutura, iniciada no governo Dilma Rousseff, é celebrada como um divisor de águas para o desenvolvimento socioeconômico e a infraestrutura de transportes do Norte do país.
A nova ponte representa a superação de um dos maiores gargalos logísticos da região: a travessia por balsa. Anteriormente, a dependência desse modal, que podia custar mais de R$ 300 por viagem e estava sujeita a longas esperas e limitações operacionais, impunha um custo e um sacrifício consideráveis para a população e o setor produtivo.
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A substituição da balsa pela travessia direta na BR-153 é crucial para o aprimoramento da logística do corredor, garantindo a fluidez e a segurança do tráfego. Segundo o governo, a estrutura vai fortalecer o escoamento da produção agropecuária e industrial, reduzindo custos e tempo de transporte, com impacto direto na competitividade regional e nacional.
Integração Regional e Cumprimento do Dever
A conclusão da ponte é vista como um ato de responsabilidade e foco nas necessidades da população, independentemente de quem iniciou a obra. O presidente Lula ressaltou o dever dos gestores públicos de dar continuidade a empreendimentos relevantes:
“A gente não precisa ter nenhuma obra parada. Não importa quem começou. O que importa é que, se a obra for importante, o povo precisa daquela obra.”
Governador Helder participa
O governador Helder Barbalho participou, na manhã desta terça-feira (18), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da entrega da nova ponte sobre o Rio Araguaia, que conecta as cidades de São Geraldo do Araguaia, no Pará, e Xambioá, no Tocantins, pela BR-153. A obra, executada pelo Governo Federal, possui 2.010 metros de extensão, sendo 310 metros no território paraense e 1.700 metros no tocantinense. O evento contou também com a presença do Ministro das Cidades, Jader Filho.

Durante o evento, o governador destacou o simbolismo da obra para o desenvolvimento regional. Ele lembrou das dificuldades vivenciadas pela população ao longo de décadas e da importância de superar obstáculos históricos de infraestrutura.
“Que felicidade vivenciar este capítulo da história do Norte do Brasil, com a integração do Pará ao Tocantins e de toda a região ao restante do país. Hoje passa um filme na minha cabeça. Em 2012, atravessei esse trecho do Araguaia de barquinho com a Daniela porque era a única alternativa, e isso simbolizava o atraso e as dificuldades enfrentadas pela população”, afirmou o governador.
Próximos passos
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), será realizada uma segunda fase de implantação que contará com um sistema de iluminação pública moderna. Essa etapa já está em planejamento, com os estudos técnicos em desenvolvimento para definir as soluções adequadas e garantir a execução do projeto com segurança e eficiência. A licitação está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Ao ligar Pará e Tocantins, a ponte cumpre o papel essencial do Estado de garantir o direito de ir e vir do cidadão, promovendo uma maior integração física e econômica entre os dois estados e consolidando a BR-153 como um eixo vital de desenvolvimento.
A infraestrutura recebeu investimentos de R$ 232,3 milhões e faz parte do esforço do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para modernizar a malha viária brasileira.
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