O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em novembro, a lista inédita dos sobrenomes mais populares do Brasil, com base nos dados do Censo 2022.
O sobrenome que lidera o ranking é Silva, ostentado por cerca de 34 milhões de brasileiros, o que representa 17% da população. De origem latina, o termo significa "selva" ou "floresta". O IBGE aponta que a popularidade pode estar ligada a pessoas provenientes de áreas de vegetação abundante que adotaram o nome.
Em segundo lugar, está o sobrenome Santos, presente na vida de 21,4 milhões de pessoas (10,5% da população). Historicamente, "Santos" é uma abreviação de "Todos os Santos", e era comumente atribuído a quem nascia em 1º de novembro.
Veja também:
- Descubra a origem de sua família usando apenas seu sobrenome
- Projeto “Comida é Direito” conquista 2º Lugar no Prêmio Innovare
- Rango de Feira encerra edição 2025 com grande celebração, confira
O instituto ressalta que o nome também foi amplamente adotado por convertidos ao cristianismo durante o período da Inquisição.
Nomes próprios
O levantamento do IBGE também ratificou os nomes próprios mais comuns do Brasil: Maria e José.
- Maria é o nome mais popular, com mais de 12 milhões de ocorrências, totalizando 6% da população brasileira.
- José aparece na sequência, somando 5 milhões de registros (2,5%).
🔎 Pesquisa e curiosidades
Os dados completos do Censo 2022 revelam que o país possui 128.125 nomes próprios e mais de 200 mil sobrenomes diferentes. O IBGE disponibilizou uma ferramenta de busca online onde o internauta pode pesquisar seu próprio nome e sobrenome para verificar a frequência no Brasil, o percentual em relação à população, a idade média das pessoas com o mesmo nome, e a década de maior ocorrência de nascimentos.
Como Pesquisar
Os nomes podem ser pesquisados no site https://censo2022.ibge.gov.br/nomes, do IBGE. Nele ao colocar seu nome, o internauta é capaz de verificar, por exemplo, quantas pessoas no Brasil tem o mesmo nome que o seu.
Além disso, ele mostra o percentual em relação a população brasileira, o quanto esse nome é comum e a idade média das pessoas que tem esse nome específico.

Além disso, em um gráfico mais abaixo, é possível ver a década em que mais nasceram pessoas com nomes específicos.
É possível também pesquisar os sobrenomes e relacionar com o mundo todo. Segundo o Censo 2022, há quase 130 mil primeiros nomes e mais de 200 mil sobrenomes diferentes no Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar