plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

Startups paraenses inovam com sustentabilidade e tecnologia

Com foco na valorização da floresta e na digitalização de pequenas empresas, startups paraenses avançam no cenário nacional e internacional.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Startups paraenses inovam com sustentabilidade e tecnologia camera Essas iniciativas se preparam para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano. | (Reprodução / RBATV)

Inovação sustentável na Amazônia

Empresas emergentes da Amazônia têm apostado em modelos inovadores de desenvolvimento sustentável para expandir sua atuação no mercado global. Essas iniciativas se preparam para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano.

Bioeconomia e valorização da floresta

Um exemplo desse movimento é a startup liderada pelo empresário Maurício Pantoja, sediada em Igarapé-Miri, no nordeste paraense. A empresa foca no beneficiamento de frutos regionais, como açaí, cacau e cupuaçu, transformando-os em polpa e pó para comercialização. Além de gerar valor agregado aos produtos amazônicos, a iniciativa beneficia diretamente 340 famílias de comunidades tradicionais em Igarapé-Miri e Abaetetuba.

“Além de conectar a produção dessas pequenas comunidades por meio de um comércio justo, a gente também usa a tecnologia para melhor gerir, prever a colheita, diminuir o desperdício e agregar valor aos produtos”, explica Pantoja.

Veja também:

A empresa começou com o beneficiamento do açaí, mas logo expandiu sua atuação para outras culturas, com o objetivo de reduzir a monocultura e garantir renda para os produtores ao longo de todo o ano. “A gente é da capital mundial do açaí, então partimos dele e fomos integrando outras culturas como cacau e cupuaçu para diminuir a monocultura na região e fazer com que esses produtores faturem o ano todo e não só na safra do açaí”, ressalta.

Tecnologia como aliada dos pequenos negócios

Outra startup paraense que aposta na inovação é a do empresário Vitor Alves, sediada em Belém. A empresa atua na área de capacitação e tecnologia para pequenos negócios, oferecendo cursos online que ajudam empreendedores a otimizar processos e alcançar novos mercados.

“A tecnologia é sempre um diferencial para a pequena empresa. Você tem hoje inteligências artificiais que aumentam a velocidade com que você resolve problemas, emite notas, faz controle de estoque e, inclusive, encontra clientes e faz análise de mercado”, explica Alves.

Destaque no Startup Day

As duas startups foram destaques na 11ª edição do Startup Day, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no último sábado (22), em Belém. Entre mais de 300 iniciativas inscritas, elas se destacaram nas categorias de bioeconomia e tecnologia, respectivamente.

Entre mais de 300 iniciativas inscritas, elas se destacaram nas categorias de bioeconomia e tecnologia, respectivamente.
📷 Entre mais de 300 iniciativas inscritas, elas se destacaram nas categorias de bioeconomia e tecnologia, respectivamente. |Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará / Reprodução / DOL Carajás

Para o diretor-superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, o evento foi uma oportunidade para fortalecer o ecossistema de inovação na Amazônia, especialmente em um ano estratégico para a região. “O que nós queremos é mostrar que na Amazônia não é diferente de outros lugares do mundo que respiram inovação”, destacou.

Visibilidade e projeção internacional

Pantoja ressalta a importância desses espaços para dar visibilidade às startups que atuam fora dos grandes centros. “A gente tem esse objetivo de atingir o mercado internacional, muito por ser um mercado que valoriza os trabalhos que cuidam da biodiversidade e que se importam com as pessoas que vivem na floresta. Então, eventos como o Startup Day são oportunidades para a gente, não só do interior, mas de todos os lugares do Pará, poder aparecer, mostrar o que a gente está fazendo e que é coisa séria”, conclui.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em COP

    Leia mais notícias de COP. Clique aqui!

    Últimas Notícias