plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ELEIÇÃO PAPAL

Conclave tem início com 133 cardeais reunidos em Roma

Ritual religioso e sigiloso pode durar dias até escolha do novo papa, sucessor de Francisco.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Conclave tem início com 133 cardeais reunidos em Roma camera Ao todo, 133 cardeais com direito a voto participam da cerimônia. | Mario Tama/Getty Images / Reprodução

Teve início nesta quarta-feira (7/5), no Vaticano, o conclave que definirá o novo papa da Igreja Católica. Ao todo, 133 cardeais com direito a voto participam da cerimônia, marcada por um rígido protocolo de segurança e isolamento total que deve se estender até que p sucessor de Francisco seja definido.

O processo começou com a tradicional Missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, celebrada na Basílica de São Pedro, com participação obrigatória de todos os cardeais eleitores. À tarde, os religiosos seguiram em procissão até a Capela Sistina, local das votações, onde cada um fez um juramento individual de fidelidade à Igreja e sigilo absoluto.

Em seguida, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias determinou o “extra omnes” — expressão que ordena a saída de todos que não participam da eleição. Após breve meditação espiritual conduzida por um eclesiástico, os cardeais ouviram o cardeal decano e puderam esclarecer dúvidas antes de dar início à votação.

Veja também:

Horários da fumaça

Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a tradicional fumaça da Capela Sistina indicará os resultados das votações em dois horários diários: entre 5h30 e 7h e entre 12h30 e 14h (horário de Brasília). A primeira fumaça deste conclave está prevista apenas para depois das 14h desta quarta-feira.

Nos dias seguintes, a fumaça aparecerá nos horários principais da manhã e da tarde. Se for branca, um novo papa foi eleito. Se preta, não houve consenso entre os cardeais.

Como funciona a votação

As votações ocorrem em absoluto sigilo dentro da Capela Sistina. Os cardeais não têm acesso a meios de comunicação externos durante o processo. Para ser eleito, o candidato precisa obter dois terços dos votos: no caso atual, pelo menos 89 dos 133 votos disponíveis.

Caso não haja decisão após três dias de votação, é prevista uma pausa de até 24 horas, com momentos de oração e reflexão, conduzidos pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.

A lista de cardeais eleitores inclui representantes de diversos continentes e indicações feitas por diferentes pontificados. A expectativa é de que o novo papa seja anunciado nos próximos dias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias