plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SAÚDE GLOBAL

OMS recomenda lenacapavir como nova arma contra o HIV

Nova diretriz inclui medicamento injetável que protege por seis meses, com foco em grupos mais vulneráveis.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia OMS recomenda lenacapavir como nova arma contra o HIV camera O anúncio foi feito durante a Conferência Internacional de AIDS, realizada em Kigali, Ruanda. | Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, nesta segunda-feira (14), a inclusão do lenacapavir como ferramenta nas estratégias de prevenção ao HIV, principalmente para grupos mais vulneráveis e regiões com alta incidência do vírus. O anúncio foi feito durante a Conferência Internacional de AIDS, realizada em Kigali, Ruanda.

A recomendação surge pouco mais de um mês após o medicamento ser aprovado pela FDA (agência reguladora dos Estados Unidos) como uma injeção semestral para prevenção do HIV. Antes disso, o lenacapavir já havia sido autorizado para o tratamento de infecções específicas pelo vírus, com resultados expressivos na redução de novos casos.

“Essas novas recomendações foram pensadas para aplicação no mundo real. A OMS está trabalhando de forma próxima com os países e parceiros para apoiar a implementação”, afirmou a Dra. Meg Doherty, diretora do Departamento de Programas Globais de HIV, Hepatites e ISTs da OMS.

Veja também:

Segundo a especialista, a recomendação é que o lenacapavir seja ofertado como mais uma opção de profilaxia pré-exposição (PrEP), integrando estratégias combinadas de prevenção. A OMS também reforça a importância do uso de testes rápidos de triagem no início, durante ou após o uso de PrEP de longa duração.

Ação prolongada

Diferente de outras formas de PrEP — como comprimidos diários ou injeções bimestrais —, o lenacapavir é administrado a cada seis meses, podendo ser mais atrativo para pessoas que enfrentam dificuldades com o regime oral contínuo.

“Pode melhorar a adesão e alcançar mais pessoas que precisam de prevenção, inclusive grávidas e lactantes”, disse Doherty. A OMS vem oferecendo assistência técnica a países interessados em adotar o lenacapavir e as estratégias simplificadas de testagem.

Alerta sobre financiamento

Apesar do avanço no campo científico, especialistas demonstraram preocupação com a redução no financiamento internacional para o combate ao HIV. Atualmente, 80% dos programas de prevenção em países de baixa e média renda dependem de ajuda externa — que vem sendo cortada desde o início de 2025.

Segundo relatório da ONU, se esses cortes persistirem, o mundo poderá registrar 4 milhões de mortes adicionais relacionadas ao HIV e 6 milhões de novas infecções entre 2025 e 2029.

O UNAIDS alerta que países como Nigéria e Quênia já sentem os impactos da queda no financiamento, com redução drástica no número de pessoas recebendo PrEP e tratamentos antirretrovirais.

“Vimos serviços desaparecerem de um dia para o outro. Profissionais de saúde foram dispensados. E pessoas — especialmente crianças e populações-chave — estão sendo deixadas de lado”, afirmou Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS.

Medicamento sem fins lucrativos

Em resposta à crise, a farmacêutica Gilead Sciences, fabricante do lenacapavir, firmou um acordo com o Fundo Global para fornecer o medicamento sem fins lucrativos a até dois milhões de pessoas em países de baixa e média renda. O valor exato do medicamento permanece confidencial, mas o compromisso da empresa é oferecer o tratamento ao custo de produção e distribuição.

“Trata-se de um momento decisivo — não apenas para o combate ao HIV, mas para o princípio de que inovações que salvam vidas devem chegar a quem mais precisa — onde quer que vivam, e quem quer que sejam”, afirmou Peter Sands, diretor executivo do Fundo Global.

Fonte: CNN Brasil

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias