plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GEOGRAFIAS

Você sabia? Pará e Portugal têm 23 cidades com mesmo nome

A colonização portuguesas deixou marcas profundas na cultura, história e arquitetura do Estado. O que muita gente não sabe é que essas vestígios também estão nos nomes e localidades paraenses.

Imagem ilustrativa da notícia Você sabia? Pará e Portugal têm 23 cidades com mesmo nome camera Bairro de Belém, em Lisboa: torre histórica e pasteizinhos de nata são símbolos de Portugal. | Anderson Araújo/Arquivo Pessoal

Recentemente, Portugal abriu as fronteiras para receber estrangeiros após um longo período de restrições ocasionado pela pandemia de Covid-19. A reação dos brasileiros foi correr para as terras lusitanas e a imprensa noticiou que os turistas do Brasil estão preferindo Lisboa à Miami, provocando uma verdadeira “invasão” do "zucas" nos destinos dos "tugas".

Também há pouco tempo foi noticiado que a TAP, a única empresa aérea com voos diretos entre Belém e capital lusitana, retomou a rota, para alegria dos paraenses e passageiros que saem da metrópole amazônica com destino à Península Ibérica.

O que muita gente pode não saber é que a relação entre o Pará e Portugal tem laços históricos que são evidentes até hoje e vão além da preferência turística e do impulso de conhecer as lindas cidades lusas além-mar. A colonização deixou profundas marcas no Estado do Pará, uma porção considerável e riquíssima do que foi a então Província do Grão Pará e Maranhão do Reino de Portugal, ocupada a partir do século 16, fatiada ao longo do tempo e reconfigurada na divisão geopolítica atual.

Ao fundo da foo, a Igreja do Carmo, na Cidade do Porto: nome e arquitetura familiar a quem vive em Belém do Pará.
📷 Ao fundo da foo, a Igreja do Carmo, na Cidade do Porto: nome e arquitetura familiar a quem vive em Belém do Pará. |Anderson Araújo/Arquivo Pessoal

A presença dos colonizadores, principalmente, com os padres da Companhia de Jesus, os jesuítas, resultaram em profundas e, muitas vezes, violentas mudanças no ambiente e para os povos tradicionais que aqui já viviam por aqui, além de marcas incontornáveis na economia, na história, na arquitetura e na cultura. Que Belém é uma cidade de grande influência portuguesa todo mundo, com pouca informação histórica, pode perceber no traçado as ruas dos bairros mais antigos, nos casarios, no palavreado e até na culinária local.

Mas, quando se trata do território, esses vestígios da história íntima com os antigos colonizadores ganham outros contornos e mostram no mapa como a colonização ocorreu nos primeiros séculos de presença portuguesa no que hoje é o Pará. Um desses sinais mais nítidos são os nomes de municípios e localidades paraenses que possuem copiadas cidades portuguesas.

Antes de falar das cidades, vale lembrar que um dos bairros mais importantes de Lisboa é o Belém, onde há a Torre de Belém e se produz os pasteizinhos de nata, chamados obviamente de pastéis de Belém, que são sinônimos da boa comida portuguesa. O local sustenta como atração pontos turísticos imperdíveis, além da torre, é claro: o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos (onde está o túmulo do poeta Fernando Pessoa) e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), dentre outros.

Aveiro, ao litoral lusitano, chamada também de Veneza Portuguesa e considerada: cidade irmã de usa congênere paraense.
📷 Aveiro, ao litoral lusitano, chamada também de Veneza Portuguesa e considerada: cidade irmã de usa congênere paraense. |Anderson Araújo/Arquivo Pessoal

Algumas delas são consideradas como “cidades irmãs”, como é o caso de Aveiro, cujos laços institucionais estão marcados nas pequenas ruas da “Veneza Portuguesa”, tendo inclusive uma rua de nome Belém do Pará em seu bonito e preservado centro histórico. A Aveiro paraense fica no Oeste do Estado, próximo de Santarém, outra cidade com nome lusitano, cerca de 145 quilômetros.

Outra cidade homônima é Bragança, que em território português está próximo à fronteira com a Espanha, no Norte do país. Já a paraense tem uma ligação estreita com estrangeiros franceses comandados pelo Daniel de La Touche que por ali passaram pelo Rio Caeté no século 17. Uma cidade de importância ímpar para a cultura negra do Estado com a forte herança deixada na religiosidade, na dança e na música, cuja expressão mais pungente é a Marujada, com marujos e marujas louvando o Santo Preto, São Benedito.

Casarios e azulejos na Aveiro portuguesa: tranquilidade e história à beira do Atlântico.
📷 Casarios e azulejos na Aveiro portuguesa: tranquilidade e história à beira do Atlântico. |Anderson Araújo/Arquivo Pessoal

É possível fazer um roteiro de muitos dias a quem quer partir para essa curiosidade toponímica entre o Pará e Portugal. A beleza e as diferenças específicas de cada cidade, tanto lá quanto cá, valem o esforço a quem seguir nessa aventura. Abaixo a lista das 23 cidades e localidades que, não por coincidência, sustentam o mesmo no nome na antiga província brasileira, o imenso Pará, e nas terras de Cabral, unidos em séculos de história e separados por diferenças substanciais e o Atlântico.

Veja as 23 cidades portuguesas com o mesmo nome de localidades e municípios paraenses:

Alenquer

Almeirim

Alter do Chão

Aveiro

Barcarena

Beja

Belém

Bragança

Chaves

Faro

Melgaço

Monte Alegre

Nazaré

Óbidos

Odivelas (No Pará, São Caetano de Odivelas)

Oeiras

Ourém

Porto de mós

Salvaterra

Santarém

Soure

Vila do Conde

Viseu

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias