plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CARNE DE GADO

Criadores da região comemoram retorno de exportações 

Associação dos Criadores de Gado do Pará, Acripará, comemora o retorno da China às compras do gado brasileiro

Imagem ilustrativa da notícia Criadores da região comemoram retorno de exportações  camera Criadores de gado da região de Carajás comemoram retorno das exportações | Michel Garcia

Esta semana uma das melhores notícias para o agronegócio brasileiro veio da China, que anunciou o retorno às compras das nossas commodities, em especial a carne bovina. As vendas estavam suspensas desde setembro por conta de dois casos da doença conhecida por “mal da vaca louca” em frigoríficos do Mato Grosso e Belo Horizonte.

Todas as medidas sanitárias foram tomadas por parte do Ministério da Agricultura a fim de reatar a relação o comercial entre Brasil e China.

O retorno da China anima produtores rurais de todo o país, são pelo menos 483 plantas industriais destinadas a abates e matadouros de animais. Nas regiões sul e sudeste do Pará, há quatro destas plantas que exportam carne pra China.

"Pra nós é animador, afinal a China é a nossa principal compradora de carne", comenta o presidente da Associação dos Criadores de Gado do Pará - Acripará, Maurício Fraga.

Aproveite e veja também:

China autoriza retomada de importações da carne brasileira

Documentário expõe precariedade e doenças em frigoríficos

Ele reconhece, porém, que em princípio o preço da carne bovina no varejo pode aumentar, mas no final todos ganham. “Esses frigoríficos conseguem vender por um preço melhor, daí, ocorre aquele efeito cascata, pois o produtor investe mais, enfim, é bom”, acrescenta.

O retorno da China ao mercado brasileiro, pois só a título de comparação, é uma grande conquista. As exportações totais de carne bovina caíram 47% em novembro, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior quando se compara com dados do mês do ano passado e a receita gerada teve recuo de 41%.

A China é o pais mais populoso do mundo, com quase 1,5 bilhão de habitantes o que representa um quinto da população mundial. (Com apoio de Edinaldo Sousa)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias