plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PLANEJAMENTO

Procon alerta sobre cuidados com as compras de final de ano

Órgão de defesa do consumidor recomenda que as pessoas atentem a preços, à confiabilidade de sites (em compras online), entre outras atenções

Imagem ilustrativa da notícia Procon alerta sobre cuidados com as compras de final de ano camera Procon orienta Pesquisar os preços dos presentes escolhidos, pois eles variam entre os estabelecimentos comerciais | James Oliveira/RBATV

O Natal é a época do ano de maior movimentação no comércio popular ou de rua e dos shoppings, bem como, no comércio eletrônico. Porém, além de ser uma excelente oportunidade para comprar, o consumidor deve se atentar para evitar prejuízos. Por conta disso, o Procon divulga as principais dicas e cuidados para que o consumidor tenha êxito no momento das compras.

Confira os principais cuidados recomendados pelo Procon:

- Não comprar nada que não seja realmente necessário e que será usado, sendo essencial planejar os gastos para fugir das tentações das novidades. Ou seja, gastar com sabedoria.

- Pesquisar os preços dos presentes escolhidos, pois eles variam entre os estabelecimentos comerciais.

- No caso de compras pela internet, o cuidado deve ser redobrado, verificando e escolhendo os sites comprovadamente seguros e conhecidos.

- É importante fazer a impressão do comprovante da compra, com a descrição do pedido, e solicitar um e-mail de confirmação, que deverá conter a data de entrega do produto.

- Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados.

- Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o “.com.br”).

- Nas compras realizadas pela internet, como das demais efetuadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem um prazo de 7 (sete) dias, após o recebimento da mercadoria, para desistir da compra, com os valores restituídos, inclusive o do frete.

O diretor do Procon, Eliandro Kogenpa, ressalta que, “nessa época do ano o apelo dos estabelecimentos comerciais é grande, e o Procon alerta para as informações sobre o preço, à vista e a prazo, o número de parcelas, e ainda as taxas de juros mensal e anual, que devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. O consumidor, sempre que possível, deve preferir a compra à vista e pedir descontos”.

Nas compras pela internet é sempre bom observar a reputação da loja e os comentários dos clientes que já compraram os seus produtos
📷 Nas compras pela internet é sempre bom observar a reputação da loja e os comentários dos clientes que já compraram os seus produtos |Reprodução

O Procon recomenda, ainda, que se a compra for a prazo, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e o número de parcelas para evitar gastos desnecessários.

O Procon orienta que os consumidores se informem sobre a política de troca de presentes nos estabelecimentos comerciais.

“Pelo Código de Direito do Consumidor, o estabelecimento não é obrigado a trocar o produto, caso o que recebeu o presente, por exemplo, não goste da cor ou o tamanho da roupa ou número do calçado esteja errado. Então, tente sempre se informar com o vendedor, antes de finalizar a compra, qual a política da loja em relação à troca”, explicou o diretor Eliandro Kogenpa.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias