A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) alerta para os cuidados ao comprar os típicos produtos consumidos na tradicional ceia de Natal. Todos os produtos de origem animal e vegetal precisam estar de acordo com a regulamentação, antes de serem preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito. Os alimentos não produzidos dentro de condições mínimas de higiene podem conter bactérias ou outros microorganismos, prejudicais à saúde da população.
“Hoje no território paraense temos um dos maiores índices de câncer de estômago e, aproximadamente, 25% desse câncer é ocasionado por questão alimentar. Daí uma das importâncias de sabermos a procedência dos alimentos e as certificações garantem a procedência e a qualidade dos produtos. Este ano tivemos a questão da doença de Haff e essa doença não foi encontrada em indústrias que são legalizadas, pois o serviço garante esse tipo de segurança”, destaca o médico veterinário, Jefferson de Oliveira, diretor de Defesa e Inspeção da Adepará.
O diretor informa que além do serviço de fiscalização realizado pelos fiscais estaduais agropecuários, os produtos também passam por análises laboratoriais físico-químicas, microbiológicas, análises da água, além de análises de controles de qualidade, sendo todos inspecionados e acompanhados pela Agência de Defesa.
Assim, a nível estadual, a garantia da qualidade é atestada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), certificação que garante que o produto possui controle, fiscalização e inspeção pela Agência. Desse modo, o registro de um produto na Adepará significa para o consumidor a segurança de que ele está adquirindo um produto de acordo com as normas e exigências sanitárias.
Portanto, a recomendação da Agência é a de que o consumidor verifique no rótulo todas as condições que estão sendo oferecidas, como: quem fabricou, data de fabricação, prazo de validade, lote, informações nutricionais e todas as informações inerentes ao produto, para que assim possa ter a garantia de estar consumindo um produto seguro e inspecionado pelos órgãos oficiais.
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Para ter a garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem. São eles:
-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará
-Registro Artesanal da Adepará
-Serviço de Inspeção Federal (SIF)
-Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).
Inspeção
O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Poa) é um setor de vital importância ao agronegócio, por possuir um amplo leque de atuação na cadeia produtiva da pecuária do Estado do Pará.
Além de garantir a oferta de produtos de origem animal com qualidade, inócuos a saúde, inspecionados e seguros ao consumidor final., o serviço de inspeção também assegura um aproveitamento racional e completo dos produtos e derivados, minimizando desta forma a agressão ao meio ambiente.
“Sempre orientamos para que as pessoas confiram os produtos antes da compra para saber se um produto de origem animal foi inspecionado. Para isso, o consumidor precisa consultar o carimbo/selo de inspeção que pode ter diferentes formatos e tamanhos, dependendo da esfera do Serviço de Inspeção oficial, SIM, SIE ou SIF”, explica Adriele Cardoso, médica veterinária, fiscal estadual agropecuária, e gerente do Serviço de Inspeção Estadual da Adepará.
Legislação
De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), estão sujeitos à inspeção os animais de açougue, a caça, o pescado, o leite, o ovo, o mel e a cera de abelhas e seus produtos e subprodutos derivados.
A legislação relativa à inspeção de Produtos de Origem Animal (Poa) está descrita no Riispoa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e em demais legislações estaduais e federais. As legislações contemplam normas de inspeção industrial e sanitária de recebimento, manipulação, transformação, elaboração e preparo de Poa.
Criado em 1996 e reformulado pela Adepará através da Lei Estadual Nº 6.679 de 10 de Agosto de 2004, o SIE desenvolve atividades no Estado em parceria com os órgãos de proteção e defesa do consumidor e outras instituições afins, no sentido de buscar a formalização dos estabelecimentos industriais de produtos de origem animal, proporcionando desta forma, não só uma adequação às condições higiênicas sanitárias dos estabelecimentos, como também o aumento de arrecadação do Estado e geração de emprego formal.
SERVIÇO
A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência (www.adepara.pa.gov.br) há os contatos dos escritórios das regionais e os telefones da sede são: (91) 3210.1101 / 1105 / 1121, ou, ainda o (91) 99392-4264.
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