plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE NO NATAL

Adepará alerta para cuidados na compra de produtos da ceia

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará observa que os produtos de origem animal e vegetal precisam estar de acordo com a regulamentação

Imagem ilustrativa da notícia Adepará alerta para cuidados na compra de produtos da ceia camera Os alimentos não produzidos dentro de condições mínimas de higiene podem conter bactérias ou outros microorganismos, prejudicais à saúde da população | Reprodução

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) alerta para os cuidados ao comprar os típicos produtos consumidos na tradicional ceia de Natal. Todos os produtos de origem animal e vegetal precisam estar de acordo com a regulamentação, antes de serem preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito. Os alimentos não produzidos dentro de condições mínimas de higiene podem conter bactérias ou outros microorganismos, prejudicais à saúde da população.

“Hoje no território paraense temos um dos maiores índices de câncer de estômago e, aproximadamente, 25% desse câncer é ocasionado por questão alimentar. Daí uma das importâncias de sabermos a procedência dos alimentos e as certificações garantem a procedência e a qualidade dos produtos. Este ano tivemos a questão da doença de Haff e essa doença não foi encontrada em indústrias que são legalizadas, pois o serviço garante esse tipo de segurança”, destaca o médico veterinário, Jefferson de Oliveira, diretor de Defesa e Inspeção da Adepará.

O diretor informa que além do serviço de fiscalização realizado pelos fiscais estaduais agropecuários, os produtos também passam por análises laboratoriais físico-químicas, microbiológicas, análises da água, além de análises de controles de qualidade, sendo todos inspecionados e acompanhados pela Agência de Defesa.

Produtos de origem animal têm de seguir normas sanitárias
📷 Produtos de origem animal têm de seguir normas sanitárias |Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Assim, a nível estadual, a garantia da qualidade é atestada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), certificação que garante que o produto possui controle, fiscalização e inspeção pela Agência. Desse modo, o registro de um produto na Adepará significa para o consumidor a segurança de que ele está adquirindo um produto de acordo com as normas e exigências sanitárias.

Portanto, a recomendação da Agência é a de que o consumidor verifique no rótulo todas as condições que estão sendo oferecidas, como: quem fabricou, data de fabricação, prazo de validade, lote, informações nutricionais e todas as informações inerentes ao produto, para que assim possa ter a garantia de estar consumindo um produto seguro e inspecionado pelos órgãos oficiais.

Veja também:

Confira o que abre e fecha nestes feriados de final de ano

Hospital Regional de Marabá realizará ceia especial de Natal

Vídeo: Cantatas natalinas encantam crianças e adultos

Para ter a garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem. São eles:

-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará

-Registro Artesanal da Adepará

-Serviço de Inspeção Federal (SIF)

-Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

Inspeção

O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Poa) é um setor de vital importância ao agronegócio, por possuir um amplo leque de atuação na cadeia produtiva da pecuária do Estado do Pará.

Além de garantir a oferta de produtos de origem animal com qualidade, inócuos a saúde, inspecionados e seguros ao consumidor final., o serviço de inspeção também assegura um aproveitamento racional e completo dos produtos e derivados, minimizando desta forma a agressão ao meio ambiente.

“Sempre orientamos para que as pessoas confiram os produtos antes da compra para saber se um produto de origem animal foi inspecionado. Para isso, o consumidor precisa consultar o carimbo/selo de inspeção que pode ter diferentes formatos e tamanhos, dependendo da esfera do Serviço de Inspeção oficial, SIM, SIE ou SIF”, explica Adriele Cardoso, médica veterinária, fiscal estadual agropecuária, e gerente do Serviço de Inspeção Estadual da Adepará.

Legislação

De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), estão sujeitos à inspeção os animais de açougue, a caça, o pescado, o leite, o ovo, o mel e a cera de abelhas e seus produtos e subprodutos derivados.

A legislação relativa à inspeção de Produtos de Origem Animal (Poa) está descrita no Riispoa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e em demais legislações estaduais e federais. As legislações contemplam normas de inspeção industrial e sanitária de recebimento, manipulação, transformação, elaboração e preparo de Poa.

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) alerta para os cuidados ao comprar os típicos produtos consumidos na tradicional ceia de Natal
📷 A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) alerta para os cuidados ao comprar os típicos produtos consumidos na tradicional ceia de Natal |Reprodução

Criado em 1996 e reformulado pela Adepará através da Lei Estadual Nº 6.679 de 10 de Agosto de 2004, o SIE desenvolve atividades no Estado em parceria com os órgãos de proteção e defesa do consumidor e outras instituições afins, no sentido de buscar a formalização dos estabelecimentos industriais de produtos de origem animal, proporcionando desta forma, não só uma adequação às condições higiênicas sanitárias dos estabelecimentos, como também o aumento de arrecadação do Estado e geração de emprego formal.

SERVIÇO

A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência (www.adepara.pa.gov.br) há os contatos dos escritórios das regionais e os telefones da sede são: (91) 3210.1101 / 1105 / 1121, ou, ainda o (91) 99392-4264.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias