plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ACESSIBILIDADE

Portal DOL Carajás disponibiliza agora tradução em Libras

Iniciativa pioneira visa agregar o conteúdo do DOL Carajás às pessoas com deficiência auditiva

Imagem ilustrativa da notícia Portal DOL Carajás disponibiliza agora tradução em Libras camera VLibras é o novo recurso utilizado pelo DOL Carajás para trabalhar a inclusão | Reprodução

O DOL Carajás e a sua base original de conteúdos DOL inovam mais uma vez e agora são o primeiro portal de notícias do Norte do Brasil a ter tradução das suas matérias para a Lingua Brasileira de Sinais (Libras). Sempre se preocupando com a acessibilidade, o DOL Carajás procura novas formas de entregar informação de maneira segura e autônoma, sem nenhuma barreira, beneficiando todas as pessoas.

Para o presidente da RBA Jader Filho, o DOL dá um grande passo em direção a democratização da notícia. “É com muito orgulho que o nosso portal disponibiliza essa ferramenta. O DOL é o primeiro portal de notícias da nossa região que traz essa inovação”.

FÁCIL E ÁGIL

A partir de agora, todas as páginas do DOL Carajás contam com um serviço que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a de Libras, tudo de forma bem simples. Para usar dentro do DOL Carajás, basta clicar no ícone que fica fixo na lateral das notícias internas do portal e assim que finalizar a apresentação de boas vindas do aplicativo, é só selecionar o texto que desejar ser traduzido e a ferramenta já faz tudo automaticamente.

Embora a Libras seja a comunicação oficial da comunidade surda no Brasil, existem sinais que variam em relação à região, idade e até o gênero de quem se comunica. No aplicativo VLibras, existe uma opção para o usuário escolher sua região, assim o aplicativo já traduz com os sinais específicos da sua localização.

Para acessar o aplicativo basta clicar nas mãozinhas azuis disponibilizadas dentro das matérias
📷 Para acessar o aplicativo basta clicar nas mãozinhas azuis disponibilizadas dentro das matérias |Reprodução

O aplicativo VLibras trabalha com o que há de mais moderno na tecnologia. Através de técnicas de inteligência artificial, 70 mil frases foram treinadas no aplicativo o que na prática permite a tradução automática tornando a web mais acessível para cerca de 10 milhões de pessoas através da Lingua Brasileira de Sinais.

VEJA NO VÍDEO COMO FUNCIONA O APLICATIVO VLIBRAS:

Iniciativa pioneira visa agregar o conteúdo do DOL Carajás às pessoas com deficiência auditiva DOL CARAJÁS

A aplicação já está implementada dentro do DOL Carajás e não precisa instalar nada para usar dentro das notícias do portal. Como ele é um conjunto de ferramentas, você tem a opção de instalar no celular (Android e IOS), nos navegadores Chrome, Firefox e Instalação do VLibras Widget (Opção implementada pelo DOL) e computadores com Windows 7 ou superiores e Linux.

O vice-presidente do grupo RBA, Camilo Centelho, fala da modernização do portal. “Mais uma vez estamos trazendo a tecnologia mais moderna para beneficiar os nossos leitores. O aplicativo disponibilizado pelo DOL Carajás foi desenvolvido especificamente para melhorar o acesso de pessoas com dificuldade de audição usuárias de Libras à informação e à comunicação”.

Para o editor executivo do DOL Carajás, Mauro Neto, a incorporação do Vlibras é mais uma demonstração de que o portal de notícias do Grupo RBA de Comunicação se preocupa com a inclusão, dando chance a de ter informações confiáveis a todos. "Fomos o primeiro portal do Norte a implantar um aplicativo de áudio para pessoas cegas e com baixa visão terem acesso à informação do DOL Carajás. De novo somos pioneiro no quesito inclusão, ao instalar e VLibras".

E o melhor é que o software possui código aberto e pode receber colaboração de qualquer pessoa, se mantendo sempre atualizado e corrigido de erros. "Vale ressaltar que a suíte VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto. Qualquer pessoa pode colaborar com o projeto e tornar as aplicações cada vez melhor", destaca Rodrigo Fiel analista de TI do grupo RBA

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias