plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
AGROEXTRATIVISMO

Projeto Imaflora incentiva produção sustentável no Pará

Regiões de São Félix do Xingu e Oriximiná são foco das ações de capacitação, promoção e fortalecimento da agricultura regenerativa

Imagem ilustrativa da notícia Projeto Imaflora incentiva produção sustentável no Pará camera | Rafael Salazar/Divulgação

No primeiro trimestre do ano, o desmatamento na Amazônia Legal cresceu 64,19% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo um estudo da plataforma Terra Brasilis, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se do maior número acumulado de alertas de desmatamento registrado na região que o início desse monitoramento, em 1988. Os dados apontam que a área degradada chegou a mais de 940 mil km².

Números como esses preocupam a comunidade internacional, uma vez que o desmatamento contribui para as mudanças climáticas e deixam ainda mais em evidência a necessidade de investimentos em modelos produtivos baseados em recursos renováveis e no apoio ao produtor agroextrativista que atua em territórios pressionados por atividades exploratórias, como garimpo e extração de madeira ilegais.

Para combater esse risco crescente e preservar a cobertura florestal, sem sacrificar o desenvolvimento econômico e social, o projeto Florestas de Valor, desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, tem apoiado negócios comunitários e fomentado a estruturação da cadeia produtiva de produtos da sociobiodiversidade por meio de atividades sustentáveis e regenerativas.

O foco do projeto tem sido a região sudeste do estado, no município de São Félix do Xingu, e na região norte, em Oriximiná e Alenquer. A expectativa é de contribuir com a permanência dos produtores em seus territórios, impedir o avanço do desmatamento e regenerar áreas degradadas, além de gerar renda e contribuir com a redução dos impactos das mudanças climáticas.

Impactos

A experiência da presidente da Associação das Mulheres Produtoras de Polpa de Fruta (AMPPF), de São Félix do Xingu, Maria Josefa Machado Neves, 51 anos, tem mostrado como o projeto tem gerado frutos promissores, tanto do ponto de vista da geração de renda e do desenvolvimento territorial, quanto da restauração.

“Nós, como pequenos produtores, temos que fazer a nossa parte, mas também é preciso ter apoio. Eu tiro o sustento da minha família da agricultura desde criança e foi a partir das parcerias que entendi que era preciso me organizar e lutar para alcançar meus objetivos, que não são individuais, mas coletivos”, comenta Josefa.

A associação conta com 32 filiadas. As ações em parceria com o Imaflora renderam ao grupo a construção de uma agroindústria de despolpamento de frutas e um viveiro de mudas. “São conquistas que geram impactos para toda a região, tanto do ponto de vista da comercialização dos produtos e da renda, mas também da restauração”, argumenta Josefa.

O projeto é executado em áreas com sistemas agroflorestais (SAFs), que regeneraram áreas degradadas do bioma amazônico e recuperam a fertilidade do solo. As atividades desenvolvidas miram a fixação de carbono, a redução de emissões de gases do efeito estufa e a manutenção de estoques de carbono por meio da implantação de sistemas produtivos sustentáveis e da valorização da floresta em pé.

Entre os produtos-alvo do projeto, destaque para a castanha-do-Pará, óleo de copaíba, sementes, pimenta em pó indígena, cacau e polpa de frutas. Os produtores são apoiados no acesso a políticas públicas de mercados institucionais para produtos da agricultura familiar e são realizadas articulações e ações em rede entre os diferentes projetos apoiados pela Petrobras na carteira de clima.

De acordo com Léo Medeiros, coordenador do projeto, a iniciativa vai implantar 180 hectares entre sistemas produtivos sustentáveis e reconversão produtiva de áreas degradadas, combinando técnicas de Sistema Silvopastoril Intensivo, Sistemas Agroflorestais e Roça sem Fogo. Além disso, o projeto realiza atividades de capacitação em boas práticas de produção, facilitação de parcerias comerciais e assessoria aos empreendimentos comunitários.

Região estratégica

Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Pará é o estado que apresenta maior número de Áreas Protegidas no ranking de ameaça e pressão por desmatamento na Amazônia Legal. Já os números obtidos pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) atribuem ao estado metade das 10 áreas mais ameaçadas na região amazônica.

De acordo com Eduardo Trevisan, gerente do programa Florestas de Valor do Imaflora, as bacias do Xingu e Tapajós estão especialmente ameaçadas pelo desmatamento e garimpo ilegais.

“As áreas protegidas têm papel fundamental na geração de serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima e frequência de chuvas. A atuação do Imaflora busca oferecer aos produtores, associações, cooperativas e poder público alternativas de geração de renda que possam conciliar a conservação da floresta com a produção sustentável nos territórios do entorno e no interior de áreas protegidas”, explica Eduardo.

Apesar da atuação do projeto não ser exclusivamente no interior de Áreas Protegidas, Eduardo acredita que o trabalho de conservação feito pelo projeto incide diretamente nesses territórios, sobretudo quando a atuação é direta na área do entorno.

Contexto territorial

Conhecido como o município com o maior número de cabeças de gado do Brasil, São Félix do Xingu possui mais de 84 mil km². Trata-se do sexto município mais extenso do país. No último censo registrou cerca de 128 mil habitantes. As atividades agropecuárias usualmente praticadas no território apresentam baixa produtividade por hectare e geram avanço sobre os remanescentes florestais, principalmente para ampliação de áreas de pastagens para a pecuária extensiva.

As ações do projeto no município incluem a promoção de boas práticas na agricultura principalmente com foco na produção de Cacau para proporcionar maior qualidade e produtividade, fortalecendo essa cultura, apoiando ações de formação de jovens e mulheres e o fortalecimento de negócios comunitários.

Na região norte do Pará, a agricultura local utiliza das técnicas de corte e queima com avanço sobre áreas de floresta, uso do fogo para limpeza das áreas e plantio de espécies de ciclo curto como a mandioca.

O extrativismo de produtos florestais não madeireiros é importante do ponto de vista econômico e seu fortalecimento com a valorização da floresta em pé é a principal alternativa de desenvolvimento local sustentável que concilia benefícios econômicos à população local compatíveis com a manutenção das extensas florestas da região.

As ações do projeto estão focadas na adoção de técnicas sustentáveis na agricultura e no extrativismo, apoio a cooperativas e negócios comunitários e na valorização dos produtos locais como estratégia de conservação.

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias