plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESTRUTURA MODERNA

Usina da Paz é inaugurada em Canaã dos Carajás

O novo complexo comunitário foi entregue pelo Governo do Pará à população do sudeste estadual neste sábado (4)

Imagem ilustrativa da notícia Usina da Paz é inaugurada em Canaã dos Carajás camera Governador entregou a mais nova Usina da Paz no sudeste estadual em evento prestigiado pela população e autoridades públicas | Marco Santos/ Ag. Pará

As Usinas de Paz foram criadas com o objetivo de buscar o fortalecimento comunitário, o resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social. O complexo multifuncional faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Mais uma UsiPAz foi entregue neste sábado (4), desta vez aos moradores de Canaã dos Carajás, município do sudeste estadual e conta com a estrutura e os serviços do moderno complexo multifuncional.

Esta é a sexta unidade entregue pelo Governo do Estado, que agora avança para a região sudeste do Estado, levando à redução da violência e transformação social, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer.

"Esse é um conceito de transformação social que busca trazer segurança para as pessoas, mas acima de tudo, através de serviços de educação, cidadania, empreendedorismo e de transformação do ambiente social", informou Helder Barbalho.

Governador: "Esse conceito de transformação social busca trazer segurança para as pessoas, por serviços de educação e cidadania".
📷 Governador: "Esse conceito de transformação social busca trazer segurança para as pessoas, por serviços de educação e cidadania". |Marco Santos/ Ag. Pará

O governador ressaltou ainda que "a ideia é, não apenas ficarmos discutindo e corrigindo os efeitos, mas buscando olhar as causas, para que nesse ambiente, esta Usina, busque produzir uma nova sociedade. Uma nova condição de vida, e que este espaço possa ser utilizado pelos jovens, adultos e por toda a comunidade local, como programa diversos", pontuou.

O ato de entrega foi acompanhado pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, pela prefeita Josemira Gadelha e demais autoridades estaduais e municipais.

Serviços

Assim como nas outras UsiPaz, serão ofertados mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz. Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Parceria

A Usina da Paz de Canaã dos Carajás foi construída em um terreno de 15.000 m2 de área total. A unidade tem área construída de 4.950 m2. As obras geraram 130 postos de trabalho, realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

"A inauguração da Usina da Paz Canaã dos Carajás finaliza mais uma etapa do compromisso assumido pela Vale em prol do desenvolvimento do Pará. A Vale e o Governo estão unindo forças para ampliar os resultados positivos desse exitoso programa que é o Territórios pela Paz", destaca o gerente executivo da Vale no Pará, João Falcão.

Estrutura

O prédio da Assistência tem um total de 25 salas, já o prédio da Usina conta com 37 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar.

O complexo comunitário tem cozinha funcional para oficinas
📷 O complexo comunitário tem cozinha funcional para oficinas |Marco Santos/ Ag. Pará

Veja também:

Reunião sinaliza avanço na construção da Ferrovia do Pará

Secretaria do Pará abre vagas com salário de até R$ 3.696,38

A unidade conta com um campo de futebol, uma quadra de areia, um espaço para dojô e atividades culturais; piscina; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E, ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

SERVIÇO

A UsiPaz Canaã dos Carajás fica localizada na Avenida D, S/N, próximo à avenida Weyne Cavalcante, no bairro Ouro Preto e vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias