Pelo menos quatro ocorrências foram registradas na manhã deste domingo (30), durante as primeiras horas do segundo turno das eleições gerais, uma em Tucuruí e outra em Eldorado dos Carajás, ambas no sudeste paraense. Uma terceira ocorrência foi registrada em Porto de Moz, no sudoeste paraense e uma quarta em Ananindeua.
Em Tucuruí, ambas na região de Carajás, a ocorrência é de uso de equipamento eletrônico na seção eleitoral, Eldorado está relacionado a crimes de propaganda eleitoral irregular e sigilo do voto. Ananindeua está relacionado a falta de mesários.
As informações foram divulgadas pelo Boletim do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Segundo o órgão, desde o início do pleito eleitoral até às 10h30 foi registrada duas ocorrência relacionadas aos crimes de propaganda eleitoral irregular e sigilo do voto, no município de Eldorado do Carajás.
As principais ocorrências que levaram à substituição das urnas eletrônicas na manhã deste domingo, 30, estavam ligadas ao terminal do eleitor e do mesário e, na maioria dos casos, o problema foi solucionado com a reinicialização dos equipamentos pelas (os) presidentes de mesa e a votação seguiu normalmente.
Essas situações não necessariamente dizem respeito à identificação biométrica, mas ainda ao carregamento elétrico das urnas ou a um possível travamento.
Veja também:
Tranquilidade na utilização de transporte gratuito em Marabá
Votação do 2º turno já se encerrou na Ásia e na Oceania
Movimentação tranquila nas primeiras horas do segundo turno
As efetivas substituições (43 urnas eletrônicas) representam um quantitativo baixo de 0,23% frente ao universo de urnas utilizadas na votação do 2º turno das Eleições 2022.
Até o momento, foram registradas duas prisões, uma em Tucuruí e a outra no município de Porto de Moz.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que as ações integradas das forças de segurança no 2º turno das eleições presidenciais tiveram início às 7h deste domingo (30), na Região Metropolitana de Belém e interior do estado.
Toda a ação faz parte do planejamento montado para a “Operação Eleições 2022" que está sendo monitorada pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual e Regionais, instalados em Belém e em 13 municípios do interior. Os centros instalados nos municípios do interior fornecem as informações ao comando estadual, por meio do sistema de monitoramento alimentado com os dados de cada região, o Centro Integrado do Estado repassa as informações ao CICC nacional pelo sistema Córtex.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar