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MUDANÇAS PREVISTAS

PA-150 e Alça Viária são leiloadas por R$ 3,72 bilhões

Rodovia e Alça formam principal corredor logístico de mineração e agropecuária do estado

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Imagem ilustrativa da notícia PA-150 e Alça Viária são leiloadas por R$ 3,72 bilhões camera PA-150, importante via de ligação entre diversas rodovias estratégicas do Pará. | Agência Pará

Em muitos Estados do eixo Centro-Sul do Brasil, as estradas possuem um modelo de gestão da malha diferenciado. Por meio de leilões, companhias privadas conseguem o direito de explorar a concessão das rodovias, modernizando-as e tornando a via mais segura para todos que precisam dela para se locomover.

Pela primeira vez na história do Pará, rodovias estaduais foram a leilão nesta quarta-feira (15), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Entre as estradas que compõem este primeiro lote de concessões à iniciativa privada, estão a PA-483, mais conhecida como Alça Viária, e a PA-150, importante via de ligação entre diversas rodovias estratégicas do Pará.

Ao todo, 526 km de estradas foram leiloados e o consórcio "Conquista do Pará" foi quem arrematou a concessão por 30 anos. Ao todo, serão investidos R$ 3,72 bilhões nas rodovias paraenses e 11 cidades serão beneficiadas com as mudanças, de acordo com o Governo do Estado.

Ao todo, serão investidos R$ 3,72 bilhões nas rodovias paraenses e 11 cidades serão beneficiadas
📷 Ao todo, serão investidos R$ 3,72 bilhões nas rodovias paraenses e 11 cidades serão beneficiadas |Reprodução

Durante coletiva na B3, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), destacou os avanços que os investimentos trarão para as rodovias paraenses. "A economia de R$ 90 milhões ao ano aos cofres públicos do estado permitirão que este dinheiro seja investido em diversos setores e outras rodovias que precisam de cuidados", iniciou.

"Este leilão é motivo para festejarmos. Este é um momento histórico. O Pará entra para o hall dos estados brasileiros que se apresentam para o capital privado com iniciativas modernas. Idealizamos este projeto com cautela para que ele tivesse viabilidade econômica e ambiental. A partir disso, vamos gerar empregos diretos e indiretos e poderemos proporcionar mais segurança para quem trafega nas rodovias", ressaltou o governador.

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Helder ainda adiantou que já existem planos para leiloar outras rodovias estaduais, entre elas a PA-279, PA-275 e PA-287, todas na região sudeste do Pará.

O QUE MUDA?

Com a concessão das estradas para a iniciativa privada, entre as principais mudanças previstas está a modernização das vias, melhorias na infraestrutura, como pavimento, sinalização, segurança viária e iluminação e cobrança de pedágio.

No entanto, o valor para a cobrança do pedágio ainda não está definido e a tarifa deverá ser estipulada pelo próprio Governo do Pará, o qual ficará responsável por decidir sobre a periodicidade dos reajustes e demais fatores condicionantes para alterações neste valor.

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