A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) divulgou, nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial do Estado (DOE), de N° 35.487, a banca que executará o certame do concurso público da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA). A empresa organizadora será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A banca será a responsável pela prestação de serviços de planejamento, organização, realização, processamento e resultado final para homologação de concurso público e seleção de candidatos para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva, assim como toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços.
A realização do concurso na área de segurança faz parte do compromisso da atual gestão, com a população paraense, em garantir uma prestação de serviço com qualidade, além de resultar em mais seguridade e melhorias ao Estado.
“Muitos aspiram uma vaga na Polícia Militar, por isso trabalhamos sem medir esforços e seguindo o cronograma para a realização deste importante concurso, que vai oportunizar o ingresso de novos policiais na segurança pública. Agora que já temos nossa banca escolhida, o próximo passo será a elaboração do edital do concurso com todas as informações necessárias. O edital será publicado posteriormente no diário oficial do Estado (DOE), e em seguida publicado no site da banca organizadora. Estamos seguindo todos os dispositivos legais para que o processo ocorra com celeridade e transparência”, explicou Elieth Braga, secretária de Planejamento e Administração.
O último concurso público da PMPA foi iniciado no ano de 2020 e ofereceu 2.405 vagas, sendo 2.310 para praças e 95 para oficiais, porém, em 2022 foram convocados mais 732 candidatos, totalizando 3.137 alunos em formação.
Todas as informações oficiais sobre o concurso serão divulgadas pelos canais de comunicação do Governo do Estado e da Seplad.
LEIA TAMBÉM:
+ Exército segue com inscrições abertas para quase 200 vagas
+ Aeronáutica abre inscrições para 225 vagas de nível médio
VAGAS
O concurso prevê o preenchimento de 4.400 vagas, com cadastro reserva, para o Curso de formação de praças (CFP) e curso de formação de oficiais (CFO) da Polícia Militar do Pará.
PRÓXIMO PASSO
Com a banca definida, o próximo passo será a formalização do contrato e publicação do edital, que está previsto para este ano, assim como as provas.
Os requisitos no Pará costumam variar, sendo o nível médio, para soldados, e superior, para oficiais. Já as idades também mudam, sendo entre 18 e 30 anos (soldados) e até 35 anos (oficiais).
O único requisito semelhante é a altura de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres. Com base no último edital, de 2020, os aprovados terão ganhos iniciais a partir de R$3.995,42 (soldado) e R$4.989,67 (oficial).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar