plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
AFINAL, POR QUE É FERIADO?

Vídeo mostra porque o Pará demorou a aderir à Independência

Vídeo produzido pelo canal "Globalizando Conhecimento", conta um pouco da história do Pará de uma forma mais abrangente, desde a época antes das colonizações e navegações

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeo mostra porque o Pará demorou a aderir à Independência camera A obra da pintora Anita Panzuti, instalada no Palácio da Cabanagem, retrata a assinatura da adesão do Pará à Independência. | Reprodução

Dia 15 de agosto é feriado em todo o estado do Pará. Neste dia é comemorado a "Adesão do Pará a Independência do Brasil", fato que aconteceu no dia 15 de agosto de 1823, quase um ano após todos os outros estados brasileiros já terem aderido ao movimento. E neste ano de 2023, a história completa 200 anos.

A Independência foi um processo gradativo, que se consolidou aos poucos e demorou quase um ano para que todas as províncias brasileiras aderissem ao gesto de Dom Pedro I. O estado do Pará se uniu à Independência apenas 342 dias depois, em 15 de agosto de 1823, ou seja, há exatos 200 anos.

Veja também:

Após 22 anos, Denilson anuncia fim de briga com cantor Belo

Mãe de Larissa Manoela faz posts bíblicos após briga, veja!

Vídeo: Manoel Gomes, da Caneta Azul, cria música para filme

Diversos vídeos já foram feitos a fim de explicar porque o estado do Pará foi o último a aderir à Independência, como o feito pelo ator Bemvindo Siqueira.

Agora, outro vídeo produzido pelo canal "Globalizando Conhecimento", conta um pouco da história do Pará de uma forma mais abrangente, desde a época antes das colonizações e navegações, até mesmo sobre os povos que moraram aqui antes do nascimento de Jesus.

Além disso, o vídeo mostra a importância de diversas cidades paraenses para a história local. Vale à pena dar uma conferida.

A história do Pará tem início há, aproximadamente, 11.200 anos atrás, quando os primeiros humanos chegaram no território do atual Estado. Os colonizadores eu... Globalizando Conhecimento
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Pará

    Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias