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PA-150 E ALÇA VIÁRIA

Assinada concessão de estradas que ligam Marabá a Marituba

A primeira concessão rodoviária da história do Pará vai modernizar 526 km da malha rodoviária estadual na PA-150 e Complexo Alça Viária

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Imagem ilustrativa da notícia Assinada concessão de estradas que ligam Marabá a Marituba camera Primeira concessão rodoviária da história do Pará vai modernizar 526 km da malha rodoviária estadual na PA-150 e Complexo Alça Viária | Pedro Guerreiro/ Ag. Pará

Após um leilão histórico na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta quarta-feira (31), o governador Helder Barbalho assinou a concessão de 526 km de diversos trechos do subsistema rodoviário do Pará. O trecho interliga a cidade de Marabá, na região sudeste do estado, até o município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

Investimentos significativos serão realizados para as melhorias previstas, que incluem a duplicação de 66 quilômetros de via, a criação de 248,5 quilômetros de novos acostamentos, 29,7 quilômetros de terceiras vias, 25 câmeras de monitoramento, 11 passarelas para pedestres, além de serviços de manutenção, preservação e conservação.

Serão feitos investimentos para realizar as melhorias previstas no trecho
📷 Serão feitos investimentos para realizar as melhorias previstas no trecho |Pedro Guerreiro/ Ag. Pará

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Esta é a primeira concessão rodoviária da história do Pará. O governador Helder Barbalho explica que essa iniciativa visa melhorar a infraestrutura rodoviária do estado, garantindo mais segurança viária e conforto aos usuários, estabelecimentos comerciais e comunidades no entorno das vias. Além disso, a concessão fomentará o desenvolvimento econômico e auxiliará no escoamento da produção da região.

“Esta é uma iniciativa moderna de um governo que compreende os seus desafios e que chama a iniciativa privada para, juntos, garantirem desenvolvimento, emprego e renda. Quero aqui desejar sucesso à concessionária, para que mostre que essa experiência, que deu certo no mundo, dará certo aqui também no Estado do Pará”, ponderou o governador.

Com a concessão, serão implementadas bases operacionais de suporte ao cliente
📷 Com a concessão, serão implementadas bases operacionais de suporte ao cliente |Pedro Guerreiro/ Ag. Pará

Os trechos concedidos incluem todos os elementos da faixa de domínio, como acessos, alças, edificações, terrenos, pistas centrais, laterais, marginais, acostamentos, obras de arte especiais, duplicações, balanças de pesagem e quaisquer outros elementos dentro dos limites estabelecidos.

Base e Apoio

Com a concessão, serão implementadas bases operacionais de suporte ao cliente, que contarão com guinchos, ambulâncias, carros de apoio, caminhões-pipa e caminhões-prancha. Uma equipe de salvamento estará disponível para prestar assistência tanto mecânica quanto em casos de acidentes. Além disso, um número 0800 será disponibilizado para que os usuários possam solicitar serviços de socorro ao longo da rodovia.

Repercussão Positiva

A notícia de modernização da malha viária agradou moradores, investidores e trabalhadores que utilizam a estrada com frequência. Em Moju, o morador e empresário Josef Cicatelo torce pela ampliação da clientela e mais segurança nas vias. “A expectativa da gente aqui é que melhore o movimento e que simplesmente traga muitos benefícios, entre eles, mais movimentação de clientes e maior movimentação turística também”, disse.

Trechos que fazem parte do projeto

• PA 150, Trecho: Morada Nova – Goianésia do Pará - Entr. PA 475/256, com extensão de 333,00 km;

• PA 475, Trecho: Entr. PA 150/256 – Entr. PA 252, com extensão de 41,60 km;

• PA 252, Trecho: Entr. PA 475 – Entr. PA 151/252, com extensão de 42,30 km;

• PA 151, Trecho: Entr. PA 252 – Entr. PA 483/Alça Viária, com extensão de 21,50 km;

• PA 483, Trecho: Acesso Área Portuária Vila do Conde (Barcarena) - Entr. PA 151/Alça Viária, com extensão de 18,60 km;

• Alça Viária Sul de Belém, Entr. PA 151/483 – Entr. BR 316/010, com extensão de 69,40 km.

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