O governador do Pará, Helder Barbalho, fará nesta quarta-feira (11) a identificação individual do primeiro bovino no Pará, pelo Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia da Pecuária no âmbito do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA). A iniciativa está prevista para 14h, no Parque de Exposições Orlando Quagliato, em Xinguara, sudeste do estado.
A ação de rastreabilidade é um dos pilares do Programa e vai iniciar com a identificação individual do rebanho bovino para animais em trânsito até dezembro de 2025. A meta é a identificação de todo rebanho bovino e bubalino até dezembro de 2026.
Veja também:
- Por que o Pará pode ter a melhor carne do mundo? Veja agora!
- Programa desbloqueia venda de gado em áreas com restrições
- Vídeo: Marabá recebe evento para debater futuro da pecuária
O primeiro animal bovino identificado individualmente terá um conjunto duplo de brincos, sendo um de identificação visual e outro um boton eletrônico, Além disso o governo do Pará irá fazer a entrega de certificado do Operador da Rastreabilidade, (OPR), profissional capacitado pela Adepará para atuar no manejo adequado e na identificação individual dos animais.
As ações são coordenadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e contam com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), além de entidades representativas do segmento da produção rural e da indústria da carne.
O primeiro animal bovino identificado conta com o apoio da JBS, Sindicato Rural de Xinguara, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Feira Agropecuária de Xinguara (FAX).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar