O Pará se destaca como o estado da Região Norte com maior geração de empregos formais em 2024, segundo dados do Dieese/PA baseados no CAGED. Entre janeiro e setembro, o estado foi responsável por cerca de 38% dos postos de trabalho criados na região, alcançando um saldo positivo de 46.175 vagas com carteira assinada. Esse desempenho o coloca como o 12º maior gerador de empregos do Brasil no período.
O crescimento contínuo na geração de postos de trabalho é resultado das ações do Governo do Estado, que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento dos setores econômicos paraenses. Promovendo, desta forma, qualificação profissional, emprego e renda para a população.
Veja também:
- Inmet alerta: chuvas intensas e ventania no fim de semana
- Comércio aquecido para o Natal gera otimismo nas lojas
- Novembro ganha mais um feriado e já será nesta quarta-feira
Setores em alta
O crescimento foi impulsionado principalmente por três setores:
- Serviços: 17.595 postos de trabalho;
- Construção Civil: 13.173 vagas;
- Comércio: 10.518 oportunidades.
O governo estadual atribui esse sucesso às políticas de incentivo econômico e à qualificação profissional. A COP30, prevista para 2025 em Belém, também é apontada como um catalisador para o mercado de trabalho, com previsão de mais investimentos e empregos nos setores de Comércio e Serviços.
Depoimentos e capacitação
Para quem busca recolocação no mercado, a qualificação tem sido essencial. Glauci Serrão, vendedora recém-contratada, destacou a importância de se manter atualizado:
"O diferencial hoje é ser pró-ativo e viver em constante aprendizado na área que deseja."
Com foco nas festas de final de ano, as Usinas da Paz estão oferecendo cursos temáticos, como embalagens para presentes e receitas natalinas. Para Elieth Braga, titular da Secretaria de Articulação da Cidadania, essas iniciativas são fundamentais:
"Esses cursos práticos ajudam nossos empreendedores a garantir um fim de ano mais próspero."
Serviço
A programação completa das oficinas e cursos das Usinas da Paz está disponível no Instagram: @usinasdapaz.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar