plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ECONOMIA PARAENSE

Geração de empregos avança em quase 100 municípios

Pará fecha o trimestre com saldo positivo de empregos formais e mantém destaque no cenário nacional.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Geração de empregos avança em quase 100 municípios camera O setor de serviços foi o grande destaque do período, com a criação de 5.991 postos de trabalho, seguido pelo comércio (2.750) e pela indústria (1.687). | Reprodução

O Pará iniciou 2025 com crescimento no mercado de trabalho formal. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (5) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), o estado gerou 9.220 vagas com carteira assinada entre janeiro e março deste ano.

O setor de serviços foi o grande destaque do período, com a criação de 5.991 postos de trabalho, seguido pelo comércio (2.750) e pela indústria (1.687). A capital paraense lidera a geração de empregos no trimestre, com 3.238 novas vagas, representando mais de 35% do saldo estadual. Na sequência aparecem Santana do Araguaia (1.018), Santarém (929), Parauapebas (678) e Canaã dos Carajás (626).

“O Estado do Pará, não só este ano, mas nos últimos quatro anos, vem ganhando destaque nacional, mantendo-se entre os dez estados que mais geram empregos no Brasil”, afirmou Everson Costa, supervisor técnico do Dieese no Pará.

Veja também:

COP 30 impulsiona mercado

Segundo o Dieese, o desempenho de Belém está diretamente relacionado às obras preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025. A construção civil tem criado milhares de vagas temporárias, influenciando outros setores da economia. “Com o pagamento dos salários, os trabalhadores consomem mais, o que fortalece comércio, serviços e indústria”, explicou Costa.

Apesar disso, os setores de construção civil e agropecuária registraram queda de vagas no trimestre, com saldos negativos de 683 e 525 postos, respectivamente. O chamado “inverno amazônico” é apontado como um dos principais fatores para o desempenho abaixo do esperado.

Interior acompanha crescimento

Dos 144 municípios paraenses, 98 fecharam o trimestre com saldo positivo na geração de empregos. Três registraram estabilidade e 43 apresentaram redução. Além da capital, outros municípios com destaque positivo incluem Marabá (503), Altamira (490), Redenção (486), Marituba (360) e Ananindeua (248). Já Paragominas lidera a lista das maiores perdas, com 484 vagas encerradas. Tailândia (-317), Tomé-Açu (-195), Oriximiná (-170) e Benevides (-141) também figuram entre os dez piores desempenhos.

Entre as Regiões de Integração (RI), o Guajará foi responsável pelo maior saldo de empregos, com 3.657 vagas. Na sequência estão o Araguaia (2.053), Carajás (1.993), Baixo Amazonas (958) e Guamá (533).

Empresas já se preparam para a COP

Empresários de diversos setores já começam a reforçar suas equipes de olho na COP 30. Na avenida Presidente Vargas, no centro comercial de Belém, o gerente de loja Adierlan Farias, 28, contratou sete atendentes em abril e prevê mais cinco admissões. “A gente está colocando mais outras variedades na loja, então é com esse intuito que o movimento vai melhorar. Estamos pensando na contratação de profissionais com domínio de outros idiomas, como o inglês, visando o público estrangeiro que deve visitar a cidade nos próximos meses”, disse.

A vendedora Susane Menezes, 32, foi uma das contratadas. “Antes eu também trabalhava com vendas, mas aqui o ramo é outro, trabalho no setor de maquiagem e tem sido algo novo. Hoje [segunda-feira] completo um mês de loja”, contou. Já Lauriene Neves, 20, com dois meses de trabalho em uma loja de eletrônicos, destacou as boas perspectivas: “Foi uma experiência mais nova que eu tive. A empresa é nova, está cheia de funcionários novos, isso representa boas oportunidades”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Pará

    Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias